Arquidiocese de Porto Alegre esteve representada na Assembleia Regional da Ação Evangelizadora

07/07/2025

Arquidiocese de Porto Alegre esteve representada na Assembleia Regional da Ação Evangelizadora

Com o tema Sinodalidade e Comunidade, foi realizada no último final de semana, de 04 a 06 de julho, a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora (ARAE), realizada pelo Regional Sul 3 da CNBB, que reuniu bispos, presbíteros, religiosos e leigos de todo o Rio Grande do Sul no CECREI em São Leopoldo. A Arquidiocese de Porto Alegre esteve representada no encontro que buscou refletir sobre os desafios e possibilidades da evangelização no contexto atual, a partir de uma Igreja que escuta, dialoga e caminha em comunhão com as comunidades.

 

Representando a Arquidiocese, estiveram presentes os quatro bispos referenciais: Dom Bertilo Morsch, Dom Darley Kummer, Dom Juarez Destro e Dom Odair Miguel Gassner. Também participaram o Pe. Gustavo Haas, coordenador de pastoral; o Pe. José Antônio Sauthier, ecônomo; a leiga Anelise Damasceno, secretária do Conselho Arquidiocesano de Pastoral; o casal Elis e Rodrigo Gonçalves, representando a Pastoral Familiar no Regional Sul 3; Marcelo Mito, secretário da Comissão Bíblico-Catequética do Regional; e Greice Pozzatto, da comunicação.

 

As reflexões e partilhas realizadas ao longo da assembleia fortaleceram a missão evangelizadora das dioceses, destacando a corresponsabilidade entre os diversos ministérios e vocações da Igreja. O espírito sinodal foi vivido por meio da escuta, da oração comum e do discernimento coletivo, como expressou Marcelo Mito: “A sinodalidade não é somente um caminhar juntos, mas é um sentir juntos como Igreja. É em tudo ser Igreja, discípula missionária de Jesus Cristo. A partir dessa identidade comum, podemos caminhar juntos, como discípulos e missionários.”

 

O Pe. Gustavo Haas, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, também ressaltou a importância do regional como espaço de comunhão: “É muito importante que nós nos sintamos de uma Igreja, não apenas de uma diocese. O Regional Sul 3 tem uma caminhada histórica bonita. Mesmo com mais arquidioceses hoje, permanece o espírito de unidade, de diálogo. A experiência da conversação no Espírito está sendo muito bonita e proveitosa.”

 

Leigos e Leigas
A dimensão da participação dos leigos e leigas foi lembrada por Elis Gonçalves, que destacou o valor da escuta e da corresponsabilidade na missão: “Todos têm voz: bispos, leigos, religiosos, religiosas, homens e mulheres. Isso nos dá os subsídios que precisamos para continuar a missão de levar a Boa Nova do Senhor às famílias e lares. Que bom poder viver assim, em comunhão, nesse sínodo que continua e alcança todos os cantos do nosso Rio Grande do Sul.”

 

A Assembleia Regional reafirma, assim, o compromisso da Igreja no Rio Grande do Sul com uma pastoral enraizada na escuta da realidade, na partilha dos dons e na comunhão de todos os membros do povo de Deus. A Igreja sinodal é chamada a ser fraterna, próxima e esperançosa diante dos novos tempos.

 

Foto: Victor Oliveira / Comunicação ARAE



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: