Arquidiocese promove lives para o mês missionário

30/09/2021

A Arquidiocese de Porto Alegre, por meio da sua Assessoria de Comunicação (Ascom), promove duas lives em celebração ao Mês Missionário, realizado em outubro. A primeira será realizada no dia 14, às 16h, com o padre João Carlos Andrade da Silveira (Joca), da Paróquia Santa Luzia (Anapu-PA), que está em missão na Igreja Irmã Xingu-Altamira. Também participa nesta data, a jornalista Victória Holzbach, da coordenação do Conselho Missionário Regional (Comire CNBB Sul 3) e missionária, de 2016 a 2019, em Moma, no norte de Moçambique. No dia 19 de outubro, os convidados são o padre Tiago Ávila Camargo, que estará em missão no Xingu, a partir de janeiro de 2022, e o padre Loivo Kochhann, referencial arquidiocesano da Ação Missionária. As duas lives serão transmitidas pelo Facebook da Arquidiocese de Porto Alegre.



Igreja Irmã

O Projeto Igrejas Irmãs foi criado pela CNBB em 1972, como resposta ao apelo dos bispos da Amazônia, reunidos em Manaus naquele ano. A Arquidiocese de Porto Alegre aderiu ao projeto e, em 1973, abraçou a então Prelazia do Xingu, enviando três padres: padre Léo Schneider, que permaneceu por 12 anos, padre Oscar Führ, que faleceu de câncer no Xingu, em 2004, e foi sepultado "junto a seu povo no Brasil Novo", na Transamazônica, e o padre Alírio Bervian, que chegou em Altamira em 1973 e permanece lá até hoje. Desde 2017, a missão também conta com o padre João Carlos Andrade da Silveira, da Paróquia Santa Luzia - Anapu.

Ao longo destes quase 50 anos, o projeto nunca foi interrompido e vários padres, seminaristas e congregações religiosas doaram preciosos anos a serviço desta Missão, sempre apoiados pelas orações e coletas da Arquidiocese de Porto Alegre.

Mês Missionário

Desde 1972, a Igreja do Brasil considera outubro como o Mês Missionário. Para animar a vivência deste tempo, desenvolve a Campanha Missionária, que em 2021 apresenta o tema “Jesus Cristo é missão e a inspiração bíblica”. A data da live do dia 14 de outubro inicialmente seria no dia 5, mas foi transferida.



Autor:
Patricia Damaceno (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: