Celebração da Missa dos Santos Óleos: momento de unidade da Igreja e de emoção

28/03/2024

Celebração da Missa dos Santos Óleos: momento de unidade da Igreja e de emoção

A abertura da Semana Santa aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) com a celebração da missa dos Santos Óleos, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, presidiu a celebração que foi concelebrada pelos quatro bispos auxiliares: Dom Darley José Kummer, Dom Bertilo João Morsch, Dom Juarez Albino Destro e Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos.

 

Também conhecida como Missa do Crisma, o presbitério da Arquidiocese de Porto Alegre marcou forte presença, bem como a vida religiosa e consagrada, os diáconos permanentes e seminaristas, além dos fiéis que participaram da Missa onde os óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos são abençoados, e quando sacerdotes renovam as promessas feitas no dia de sua respectiva ordenação.

 

A Santa Missa foi um momento também de apresentação dos sacerdotes  religiosos que,  no último ano, foram designados para o exercício do ministério na Arquidiocese de Porto Alegre. Em nome da pastoral presbiteral, o Pe. Diego Garcia, recordou também os padres falecidos no último ano.

 

Pe. João Tadeu da Silva

Pe. Bonifácio Zimmer

Pe. José Hermeto Mohr

Fr. Dorvalino Fassini, OFM

Pe. André Rybarcyzk

Pe. Jacinto Pizetti, rcj

Pe. João Batista Simon, rcj

Pe. Lucas Silva de Lacerda

Diácono Léo Eberhardt

 

EMOÇÃO

 

Em sua homilia, o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, recordou com emoção os padres falecidos, especialmente, a páscoa do Pe. Lucas de Lacerda, falecido no último dia 17 de março, aos 30 anos. "Vós sois todos irmãos, irmãos surpreendidos pelo recente falecimento de um irmão jovem, no vigor da juventude, cheio de entusiasmo, alegria e disposição. É duro. Nós sentimos, todos nós. E a pergunta que não cala, que não tem resposta, talvez, objetiva. Por quê? Por quê? Só a fé. O senhor acolhe os nossos irmãos falecidos nesse último ano. Entre os demais, que nós guardamos na memória, vossos irmãos."

 

Dom Jaime Spengler recordou que Jesus foi enviado ao mundo para servir.  "E nós, como ministros, em nome de Cristo, não podemos senão cultivar o modo de ser de nosso Senhor e Mestre. Servir, cultivando em nós o seu modo de ser, procurando livrar-nos de toda e qualquer senhoria, dominação, bajulação ou subserviência não é digno de irmãos, tais atitudes."

 

O arcebispo de Porto Alegre reforçou o espírito da Campanha da Fraternidade 2024, com o lema 'Vós todos irmãos e irmãs' "Vós sois todos irmãos, nisto consiste não só o ser igreja, ainda que alguns não queiram que a Igreja fale de Campanha da Fraternidade, porque acham que estraga, ofende, a Quaresma, não entendem, talvez o que significa fraternidade. É duro, é difícil. Vós sois todos irmãos, mas é bonito, é nobre, e nisto consiste a fraternidade presbiteral. Bispos e presbíteros, diáconos e vida consagrada, ministérios leigos e coordenações das comunidades, todos, servindo como o pai de Jesus Cristo serve. Ou seja, somos uma igreja servidora", completou Dom Jaime Spengler.

 

Ouça a homilia completa: https://open.spotify.com/episode/1sST51DPOBitZvRMEyXEEp?si=33be8796d7704c6b

 

Matéria em atualização

 

Fotos Marcos Koboldt/Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: