Coordenadores da IVC participam de Encontro de Formação na Arquidiocese de Porto Alegre

05/04/2025

Coordenadores da IVC participam de Encontro de Formação na Arquidiocese de Porto Alegre

Reafirmando o compromisso da Arquidiocese de Porto Alegre com o processo de formação e com o fortalecimento da Iniciação à Vida Cristã, alinhando-se às diretrizes sinodais propostas pelo Papa Francisco e aos desafios da Igreja contemporânea, os coordenadores paroquiais da IVC estiveram reunidos no sábado, 5 de abril, para uma formação, realizada na Paróquia São Geraldo, no Bairro Floresta, em Porto Alegre. O evento foi conduzido pela Irmã Maria Aparecida Barbosa e contou com a presença do Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Bertilo João Morsch, que é referência para a Dimensão Pastoral na arquidiocese.

O encontro teve a assessoria do Pe. Rafael Martins Fernandes, Doutor em Teologia Sistemática e pesquisador, que destacou a importância das diretrizes do sínodo proposto pelo Papa Francisco nos últimos três anos, com o objetivo de transformar a Igreja em uma comunidade sinodal. "O Papa Francisco e os bispos que participaram do sínodo destacaram a IVC e a Catequese como um primeiro passo para a formação de uma Igreja sinodal", afirmou Pe. Rafael. Ele ressaltou que a proposta envolve tanto um movimento de cima para baixo, com o Papa Francisco orientando sobre a sinodalidade, quanto um movimento de baixo para cima, com a comunidade católica buscando caminhar junta como discípulos missionários.

De acordo com o padre, esse processo implica uma mudança de mentalidade, rompendo com o individualismo presente na sociedade e promovendo uma espiritualidade de comunhão e de vida comunitária, com especial atenção aos que estão distantes da comunidade eclesial. "Esse caminhar juntos, esse estilo de ser comunhão, presente no evangelho, é fundamental nos dias de hoje para sermos uma Igreja sinodal. A Catequese tem muito a contribuir para esse processo", destacou Pe. Rafael, lembrando que, apesar das dificuldades, há um grande desejo de caminhar juntos, que se reflete no trabalho realizado na Arquidiocese de Porto Alegre.

Avaliação e Propostas para o Futuro da IVC

A Irmã Maria Aparecida Barbosa explicou que a Arquidiocese realiza duas formações anuais para as coordenações de IVC, considerando esses encontros como essenciais para impulsionar o trabalho da Iniciação à Vida Cristã nas paróquias. "Hoje, estamos retomando a avaliação que iniciamos em novembro de 2024, com foco no novo planejamento. O objetivo é revisar o que já foi realizado, identificar áreas de melhoria e incluir sugestões para aprimorar o plano para os próximos anos", explicou.

Ela ainda destacou que, desde 2016, a IVC na Arquidiocese tem avançado em passos qualitativos, embora sempre haja a necessidade de ajustes anuais. "Estamos aguardando as orientações do sínodo da sinodalidade e as diretrizes da CNBB para concluir nosso planejamento para os próximos quatro anos", concluiu a Irmã.

A Importância da Formação e da Caminhada Conjunta

Dom Bertilo reforçou a relevância do encontro para a caminhada da IVC, ressaltando que este processo tem um significado profundo na vida dos participantes e na vida da Igreja. "Como catequistas e coordenadores, nossa missão é semear, anunciar e levar a Boa Nova da Palavra. A Palavra de Deus é o que dá sentido a todo esse processo, que é contínuo e sempre em aprimoramento", afirmou o Bispo Auxiliar.

Denise Tersotti, da Paróquia Santa Luzia de Cachoeirinha, catequista há 26 anos, compartilhou sua visão sobre a importância da formação contínua. "Sempre que há formação, participo, pois enriquece muito. E como bem nos lembrou o Padre Rafael, é importante estar sempre em sintonia com os nossos bispos e isso que passo para meus catequizandos", afirmou.



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: