Devoção a Santo Antônio é festejada na Arquidiocese de Porto Alegre

13/06/2022

Devoção a Santo Antônio é festejada na Arquidiocese de Porto Alegre

A Festa de Santo Antônio do Partenon volta a ter programação normal em 2022. Neste ano, o foco será a reafirmação da esperança na cura, na recuperação da saúde e na promoção da paz na humanidade. A programação teve inicio no sábado com a Visita de Santo Antônio no bairro. Uma carreata conduziu a imagem do santo pelas ruas e avenidas da região, promovendo a bênção às residências e convidando a comunidade para a Festa do dia 13 de Junho.  A conclusão da carreata foi em frente à igreja com a bênção dos carros e entrega da medalha da Santo Antônio aos motoristas.

 

Nesta segunda-feira – 13 de junho - missa a cada hora são celebradas até as 18h, que será presidida pelo arcebispo Dom Jaime Spengler. Durante todo o dia, os devotos receberão a bênção da saúde, na intenção de superar a pandemia da COVID-19. Haverá também a distribuição do pão bento de Santo Antônio para os devotos que foram até a Igreja. 

 

Procissão

 

Um dos momentos mais expressivos da Festa de Santo Antônio é a Procissão Luminosa, que será realizada às 19h pelas ruas do bairro Santo Antônio. A Paróquia está solicitando que as pessoas levem a sua vela protegida para esta celebração e realizem a caminhada protegidas com máscara.

 

A paróquia Santo Antônio do Pão dos Pobres iniciou no dia 31 de maio sua trezena em honra ao padroeiro. No dia 10 de junho foi celebrada ação de graças pelos 250 anos de Porto Alegre. No dia 13 de junho, data da memória litúrgica do santo, a programação festiva terá seis missas, a partir das 9h até as 19h com intervalos de duas horas entre cada Eucaristia. Às 15h presidirá a celebração o arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler. 

 

No município de Canoas, a paróquia Santo Antônio iniciou na sexta-feira – 03 de junho - novena preparatória me honra ao padroeiro. A missa festiva aconteceu na manhã deste domingo (12)  seguida de carreta pelas ruas do bairro. Em Alvorada, a paróquia Santo Antônio terá missa no dia 13 às 19h com benção dos objetos, da saúde e dos pães. No dia 19 de junho está prevista uma carreata pelas ruas da região seguido de almoço festivo.

 

Colaborou o jornalista Elton Bozetto



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: