Dia de Oração pelo Sínodo 2023: Dom Jaime convida para todos se unirem em oração neste domingo 17

15/10/2021

Neste domingo (17) será celebrado o Dia de Oração pelo Sínodo 2023, processo sinodal que o Papa Francisco está inaugurando. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, convoca a todos as comunidades, paróquias, vicariatos, grupos, movimentos e instituições para unir-se em oração nesta data e responder ao questionário que está sendo encaminhado pela Secretaria Sinodal e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).



“Unamo-nos em oração. Comunhão, participação e missão, são os pilares que sustentam a comunidade de fé”, convoca Dom Jaime.

A Arquidiocese de Porto Alegre também disponibiliza uma seção dentro do seu site, com documentos oficiais do Sínodo. O endereço é arquipoa.com/sinodo

O Sínodo

Convocado pelo Papa Francisco, o próximo sínodo terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O processo inaugura uma nova metodologia de consulta que contará com diferentes fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023. A primeira é a fase diocesana, seguida de uma fase continental, as quais gerarão dois Instrumentum Laboris (instrumentos de trabalho) distintos, antes da fase definitiva em nível eclesial.

O Papa Francisco ressaltou durante a comemoração do 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2015, que “o Sínodo dos Bispos é o ponto de convergência do dinamismo da escuta recíproca no Espírito Santo, conduzida em todos os níveis da Igreja” Assim, a Secretaria do Sínodo pontua que a articulação das diferentes fases do processo sinodal possibilitará a escuta real do Povo de Deus e será garantida a participação de todos no processo sinodal: “Não é apenas um acontecimento, mas um processo que envolve em sinergia o Povo de Deus, o Colégio Episcopal e o Bispo de Roma, cada um segundo a sua função”.

No dia 14 de outubro, a CNBB realizou uma live de Formação para o Sínodo 2023: "Por uma Igreja Sinodal". O vídeo está disponível no link.

Para baixar o manual oficial do Sínodo, acesse o link.

Assista ao vídeo do arcebispo:



Autor:
Patricia Damaceno (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: