26/01/2026
O Papa Leão recebeu na manhã desta segunda-feira, 26/01, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A comitiva foi liderada por Dom Jaime Cardeal Spengler, O.F.M., arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da CNBB, e contou ainda com Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente; Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente; e Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral.
A audiência com o Santo Padre integra a visita anual que a CNBB realiza ao Vaticano, com encontros nos diversos Dicastérios da Santa Sé. Segundo Dom Jaime, o encontro foi “um momento especial de fraternidade e proximidade, uma oportunidade de fortalecer ainda mais a comunhão”.
No sábado (24), em vídeo publicado nas redes sociais da CNBB, Dom Jaime apresentou a programação da visita e destacou o sentido do compromisso vivido pela presidência. A fala foi gravada em Roma e explica o caráter institucional e pastoral da agenda. “Nós da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil estamos realizando um compromisso anual, isto é, visitar e compartilhar com os dicastérios da Cúria Romana aquilo que ao longo do último ano a Conferência desenvolveu”, afirmou.
No mesmo vídeo, o cardeal recordou que a presidência já realizou visitas a diferentes organismos da Santa Sé e está hospedada no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, tradicional casa de acolhida da Igreja no Brasil. “Somos hóspedes do Colégio Pio Brasileiro, este pedacinho do Brasil aqui em Roma, e sempre é um prazer poder retornar a esta casa”, disse.
Ainda no sábado, a presidência da CNBB participou da celebração eucarística na Basílica de Santa Maria Maior, em comemoração aos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, recordando que o Brasil foi o primeiro país da América Latina e do Caribe a estabelecer relações diplomáticas com o Vaticano. Dom Jaime destacou também a presença histórica do Brasil na Basílica, que conserva materiais vindos do país desde o início do século XVI.
Para assistir ao vídeo, clique aqui
Fotos: Vatican News