02/07/2025
O arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), Dom Jaime Cardeal Spengler, esteve com o Papa Leão XIV e renovou o convite para que o Santo Padre participe da COP30 — a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA).
Durante o encontro, Dom Jaime destacou que o governo brasileiro já havia encaminhado um convite oficial ao Papa. Ele lembrou ainda que, logo após o conclave, também já haviam manifestado essa possibilidade. “Agora, a partir do convite oficial do governo brasileiro, voltamos a esse pedido de forma mais incisiva”, afirmou.
Segundo Dom Jaime, o Papa acolheu a proposta com atenção, embora tenha compromissos importantes já agendados para o mesmo período. “A agenda do jubileu em Roma está concentrada na segunda quinzena de novembro. Além disso, há uma possível viagem internacional por ocasião dos 1.700 anos do Concílio de Niceia”, explicou.
Apesar da agenda cheia, Dom Jaime acredita que a participação do Papa na COP30 não está descartada. “O Santo Padre tem plena consciência da importância e do papel da palavra da Igreja nesse contexto da COP30”, ressaltou.
O arcebispo concluiu dizendo que agora aguarda uma resposta oficial do Vaticano sobre a possibilidade da visita.
A presença do Papa Leão XIV na COP30 seria um marco significativo para o diálogo entre fé e cuidado com a Casa Comum — tema cada vez mais central no magistério da Igreja Católica.
Assista, também, ao vídeo de Dom Jaime Cardeal Spengler clicando no link
https://youtube.com/shorts/l9AuNNqtAeE?feature=share
Fonte: VaticanNewspt (Instagram)