29/07/2025
No próximo sábado, dia 2 de agosto, data em que também dá início a sua novena em honra a Santa Clara, o Mosteiro São Damião, em Porto Alegre, também celebrará a Festa de Nossa Senhora dos Anjos, data muito significativa para a espiritualidade franciscana. Os fiéis que participarem da celebração poderão receber a indulgência plenária da Porciúncula, um dom espiritual concedido a São Francisco de Assis há mais de 800 anos.
Conforme explica a Irmã Agnes do Bom Pastor, a indulgência está ligada à pequena igreja da Porciúncula, próxima a Assis, na Itália, onde São Francisco fundou a Ordem dos Frades Menores. Com o tempo, esse privilégio foi estendido pela Igreja a todos os lugares que guardam a espiritualidade franciscana, como o Mosteiro São Damião, das Irmãs Clarissas, localizado na zona leste da capital.
Para receber a indulgência plenária no dia da festa, explica a irmã, os fiéis devem cumprir as condições indicadas pela Igreja, como: Participar da Santa Missa no Mosteiro ou em outra igreja franciscana; Estar em estado de graça, com confissão recente (até 20 dias antes ou depois);
Receber a Sagrada Comunhão; Rezar nas intenções do Santo Padre (Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória, por exemplo); e ter o coração desapegado de todo pecado.
A indulgência pode ser recebida em favor próprio ou oferecida por um fiel falecido.
Além do Mosteiro São Damião, outras comunidades com presença franciscana também celebram a data, como a Paróquia Santa Clara, no bairro Lomba do Pinheiro, e a Paróquia São Francisco, ambas em Porto Alegre.
A Festa de Nossa Senhora dos Anjos é um convite à conversão, à simplicidade e à vivência da misericórdia. Para as Irmãs Clarissas, a celebração expressa também o espírito de oração e comunhão com toda a Igreja, especialmente com os que mais necessitam de esperança.