Nossa Senhora de Belém apresenta igreja após grande reforma

05/11/2020

A partir deste final de semana, será natural entrar na pequena igreja dedicada à Nossa Senhora de Belém, no bairro Belém novo, em Porto Alegre, e ficar com o olhar preso em cada novo detalhe da reforma e decoração artística do templo, apresentadas à comunidade paroquial em meio às festividades de 144 anos da paróquia, nestes das 6 e 7 de novembro.

Mas o que a beleza da arte e da arquitetura tem a ver com o transcendente, o sagrado e a liturgia?

"No belo das pinturas, dos símbolos, dos detalhes somos convidados a contemplar a beleza suprema: o Eterno, Deus. As cores, figuras, móveis, luzes, tudo nos recorda a beleza original quando Deus viu que tudo era muito bom! Esta beleza salva, pois nos recorda que um mundo belo é possível", recordou Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, em sua homilia da celebração eucarística que inaugurou o novo interior da igreja.

"A beleza que estamos contemplando só se justifica pela resposta que damos à pergunta de Jesus: 'e vós, quem dizeis que eu sou?'", assinalou Dom Jaime, ao se referir à liturgia deste domingo.

Com estilo neogótico -- padrão artístico ocorrido no século XIX e começo do século XX, trazendo de volta as características do estilo gótico da última fase da Idade Média (século XII-XIV) na Europa -- o presbitério (espaço ocupado pelo altar nos templos católicos) da igreja Nossa Senhora de Belém foi apresentado à comunidade neste sábado (7), com a bênção inaugural de Dom Jaime Spengler, e no domingo (8), com a visitação controla de toda a comunidade.

"Jubilosa está a comunidade paroquial por esta etapa de reforma do templo. Construímos uma ‘pequena catedral’ em meio a uma pandemia e a consequente diminuição dos recursos", comemorou o padre Tiago Francesco Escouto, pároco e um dos responsáveis pelo projeto.

"Que este belo presbitério sirva para a maior glória de Deus e santificação dos fiéis. Nele, deixo meu coração, e o sonho de um dia ver esta igreja histórica toda decorada com a imponência do estilo neogótico”, concluiu ele.

Com execução no período de setembro de 2019 a setembro de 2020 (houve interrupção de 55 dias devido à pandemia) a obra contou com a inspiração do senhor Ermindo Schuh e do padre Tiago, e a execução ficou a cargo da empresa ARS Restaurações, de Salvador do Sul (RS), tendo por mestre da obra, André Westhauser e quase uma dezena de auxiliares diretos e indiretos. No conjunto artístico, destaca-se a pintura do Mural do Cordeiro, Anjos e Letreiro do Arco, realizada pelo artista gaúcho Velcy Soutier. Fazem parte do projeto, ainda, a pintura do Resplendor do Divino Espírito Santo, também de Velcy Soutier e André Westhauser, e o crucifixo neogótico suspenso, do arquiteto sacro Cristtiano Fabris.

"Agradeço a todos os artistas e benfeitores que colaboraram na execução do projeto e, sobretudo, a toda a comunidade paroquial que se empenhou no limite das suas possibilidades para fosse possível este sonho de ter um ambiente ainda mais adequado para celebrar melhor a presença de Deus na comunidade de Belém", registrou o padre Tiago.

Nossa Senhora de Belém é a quinta paróquia a ser fundada na Arquidiocese de Porto Alegre, destacando-se como a terceira mais antiga igreja com a construção original de Porto Alegre, com pedra fundamental lançada em 1876. Ela é precedida apenas pelas igrejas Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Dores, todas no Centro Histórico da capital. Ela fica localizada à Av. Heitor Vieira, 494, no Bairro Belém Novo. A visitação à igreja poderá ser feita de segunda a sábado, em horário comercial, ou antes e durante as missas.