NOTA DE SOLIDARIEDADE

02/05/2024

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Ao Povo de Deus da
Arquidiocese de Porto Alegre

 

Deus nos console em nossa tribulação para que possamos
consolar os que se acham em alguma tribulação (cf. 2Cor 1,4)

 

Querido Povo de Deus!

Em comunhão com o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, em nota da presidência sobre os temporais que atingem o estado do Rio Grande do Sul descreveu a “grande provação para nossa população”, constatando-se “mortes, desabrigados, ilhados, pontes caídas, estradas bloqueadas, destruição de casas e de construções”, com “parte da população sem energia elétrica e o abastecimento de água comprometido, [...] instabilidade e insegurança em todo nosso Estado”, também a Arquidiocese de Porto Alegre une-se neste empenho de reconstrução, inclusive e sobretudo, da esperança.

 

Há, sim, “o empenho das instituições governamentais, militares e civis dedicadas à defesa da vida, o envolvimento de nossas comunidades eclesiais abrindo suas portas para acolher os que perderam tudo”. O próprio Regional Sul 3 organizou uma campanha para socorrer os diversos municípios. A Arquidiocese de Porto Alegre, através da Cáritas – Mensageiros da Caridade – está empenhada nessa direção, pois sabemos que há necessidade em muitas ações, as emergenciais e, depois, toda a ajuda para a reconstrução.

 

Além disso, neste ano da oração em preparação ao Jubileu da Igreja 2025, exortamos as comunidades eclesiais a se unirem em oração, conforme as possibilidades, diante do Santíssimo Sacramento, que é o grande símbolo da comunhão e da partilha, renovando nosso compromisso de peregrinos de esperança. Aproveitemos a devoção da Primeira Sexta-feira do mês, neste ano Festa dos Santos Filipe e Tiago, recordando inclusive do diálogo de Jesus, quando disse: “O que pedirdes em meu nome, eu o realizarei” (Jo 14,13-14). Ou organizemos um momento de oração com o povo antes ou depois das missas deste final de semana. As comissões pastorais poderão se unir neste gesto orante e solidário. Na Liturgia do próximo domingo vemos novamente a mesma frase de Jesus: “O que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá” (Jo 15,16). Que possamos pedir, juntos, a consolação, a proteção, a união e o fortalecimento da fé, da caridade e da esperança.

 

Nossa querida padroeira da Arquidiocese, a Mãe de Deus, com tantos outros nossos santos e santas padroeiros de comunidades eclesiais, continuem intercedendo ao Senhor do Universo para que escute nossas preces!

 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo Metropolitano

 

Dom Darley José Kummer
Bispo Auxiliar

 

Dom Bertilo João Morsch
Bispo Auxiliar

 

Dom Juarez Albino Destro
Bispo Auxiliar

 

Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos
Bispo Auxiliar



Autor:
Ascom

Tags: