Paróquias Santa Luzia e Santa Cruz recebem missão Lassalista

26/08/2021

Os Irmãos Lassalistas e os noviços do noviciado Santíssima Trindade, interprovincial da América Latina, acompanhados pelo diretor de noviciado, Irmão Edgar Nicodem, da província de Porto Alegre, realizam uma missão que iniciou no segundo semestre de 2019 na Vila Maria, Bairro Cavalhada, na capital gaúcha. Com o apoio e acompanhamento do Padre Rogério Ferraz de Andrade, pároco das paróquias Santa Luzia e Santa Cruz, ambas localizadas no mesmo bairro, os irmãos e noviços participam do trabalho pastoral nestas paróquias, ajudando na catequese, liturgia e formação dos leigos, além de se dedicarem ao serviço dos mais pobres, sendo parte da vida dos Irmãos das Escolas Cristãs, que hoje conta com três irmãos e sete noviços.
Segundo eles, a experiência na Vila Maria permitiu a descoberta do lugar teológico nesse espaço de aprendizado e ensino com crianças, jovens e adultos. A proposta dos Irmãos Lassalistas foi ter um espaço para as crianças e com as crianças, para deixá-las viver sua infância da melhor maneira.

Atividades

Durante a semana, atividades de escrita e pintura desenvolvem habilidades especiais dos pequenos. Além disso, dança, canto e cinema também estão inseridas nas atividades de recreação comunitária. Aos sábados, todos se reúnem como uma família para aprofundar os processos de alfabetização.

De acordo com os irmãos que exercem o trabalho, foi Deus que os chamou para servir naquele lugar, mesmo em meio às dificuldades que são ofertadas ao Senhor em oração e confiança no cumprimento de Sua vontade.

Para o Padre Rogério Ferraz de Andrade, o projeto possibilita, por meio da educação, um futuro para as crianças e jovens atendidos: “Trata-se da presença da Igreja, de modo efetivo, em meio aos que mais precisam. A educação é o único caminho que torna as pessoas livres conferindo dignidade ao presente e possibilidade de futuro. Por isso, a presença dos irmãos e noviços é na bênção de Deus para os menos providos dos bens deste mundo."

O desejo destes jovens que seguem o caminho da educação ensinado por São João Batista de La Salle é que, no futuro, as crianças que hoje são atendidas sejam felizes e mantenham em seus corações o amor e o afeto doados pelos religiosos a cada momento deste serviço.


 



Autor:
Texto: Ana Tartarotti Edição: Patrícia Damaceno (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: