10/10/2022
A tradicional procissão dos motociclistas pelas ruas de Porto Alegre em honra de Nossa Senhora Aparecida volta a ser realizada depois de dois anos - interrupção motivada pelo Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. Será a 46ª edição do evento que acontece no dia 12 de outubro - feriado da padroeira do Brasil. A expectativa da organização é reunir cerca de 20 mil motociclistas.
A concentração está marcada para as 7h na avenida Augusto de Carvalho, na área central de Porto Alegre. Às 8h será dada a primeira bênção da imagem de Nossa Senhora pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Darley José Kummer. Em seguida está prevista a saída em direção ao Porto Seco, na zona norte.
Trajeto
Avenida Augusto de Carvalho
Avenida Loureiro da Silva
Avenida Presidente João Goulart
Rua Siqueira Campos
Rua Júlio de Castilhos
Avenida Farrapos
Avenida Sertório
Avenida Assis Brasil
Avenida Francisco Silveira Bittencourt
Avenida Plínio Kroeff
Rua 1937
A chegada no Porto Seco está prevista para acontecer entre 9h10min e 9h20min. A partir das 9h30min os motociclistas, suas motos e capacetes serão abençoados. A celebração será encerrada às 10h30. A procissão irá ocorrer sob qualquer condição climática. Viaturas da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e da Brigada Militar acompanharão todo o trajeto.
Histórico da procissão
A procissão dos motociclistas em honra de Nossa Senhora Aparecida foi uma ideia do sacerdote holandês João Peters (1932-2006). Ainda nos anos 1970, quando estava a serviço da paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ipanema, em Porto Alegre, o padre propôs aos fiéis uma maneira diferente de homenagear Maria. Foi aí que surgiu a ideia da procissão com motocicletas. No início era um pequeno grupo que transitava pelas ruas do bairro Ipanema.
“A cada ano a procissão foi crescendo, atraíndo mais motociclistas, abrangendo um trajeto cada vez maior até que chegou o ponto que a região não comportava mais o evento. Há cerca de 20 anos, portanto, transferiu-se o evento para a área central de Porto Alegre”, lembra Pe. Vanderlei Mengue Bock, que há dez anos está à frente da coordenação da procissão.
Após o falecimento do Pe. João Peters, quem assumiu a coordenação do evento foi o Pe. Diogo Werner, que atualmente exerce o ministério sacerdotal na diocese de Montenegro. “A Arquidiocese precisava de um padre que andasse de moto para assumir a missão e me coloquei a serviço”, lembra Pe. Vanderlei.
A sua paixão pelas duas rodas é uma história antiga. “Sempre gostei de moto, desde a juventude. Quando tiro férias gosto de fazer um passeio longo. É um grande prazer. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira dos motociclistas. A moto é um meio de transporte importante para tantos trabalhadores. Não podemos esquecer essa dimensão”, recordou.
A procissão de motociclistas em honra de Nossa Senhora Aparecida realizada em Porto Alegre está entre as maiores do Brasil. Em anos anteriores chegou a reunir 40 mil motos. “O evento é uma celebração que reúne os trabalhadores de moto, aqueles que a usam como meio de transporte e os apaixonados que a tem como um hobby”, finaliza Pe. Vanderlei.
Nossa Senhora Aparecida nas paróquias
A celebração da padroeira do Brasil nas paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre que tem Nossa Senhora Aparecida como sua padroeira tem uma programação com missas em diversos horários, procissões e bênçãos solenes. No bairro Ipanema, zona sul da capital, o Santuário de Aparecida terá oito missas – 7h, 8h, 9h, 12, 15h, 16h, 17h e 18h30 – e duas procissões, às 10h30 e 19h30.
A paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga inicia sua programação festiva bem cedo. Às 8h30 será rezado o santo terço na paróquia São João Paulo II. Às 9h está marcada a saída de uma carreata pelas ruas do bairro até a paróquia Nossa Senhora Aparecida onde acontece a missa solene às 10h. Ao meio-dia será servido um almoço e à tarde será de festejos populares na comunidade.
Na Região Metropolitana à devoção a Nossa Senhora Aparecida também será celebrada. Em Canoas, no bairro Guajuviras, a programação inicia com a celebração da Missa a partir das 9h30. Logo depois sairá uma carreata pelas ruas do bairro, às 10h30, até a Gruta onde ocorrerá uma bênção solene. Ao meio-dia será servido um almoço e às 14h haverá um baile e sorteio de rifa.
No município de Esteio, a paróquia Nossa Senhora Aparecida celebra a sua padroeira com Missa a partir das 9h, seguido de uma procissão motorizada com bênção aos automóveis às 11h, e almoço com a comunidade a partir do meio-dia. Em Sapucaia do Sul, a celebração acontece às 19h e logo após haverá um show com a banda Carlos Lang e os Leonardos.
Em Viamão a paróquia Nossa Senhora Aparecida do Krahe terá quatro horários de Missa – às 6h, 10h (Missa Festiva), 16h e 18h. Após a celebração das 10h acontece uma carreta com saída da avenida João Fernando Krahe, passando pela Rodovia ERS 040 e ERS 118 até a avenida Bento Gonçalves com retorno à Igreja para a bênção dos automóveis seguido de almoço festivo.
O dia de Nossa Senhora Aparecida também é de festa no munícipio de Minas do Leão, na região Carbonífera. A comunidade celebra sua padroeira com Missa a partir das 10h. Antes, às 8h30, está prevista a saída de uma carreata desde a capela São Miguel. Será servido um almoço a partir das 12h e à tarde ocorrerá uma Quermese com o show Miruka e banda, a partir das 14h30.
Foto da procissão de 2016
Crédito: Mayara Costa