Saiba como viver a Semana Santa neste ano de pandemia

25/03/2021

No próximo domingo (28) inicia a Semana Santa, com o Domingo de Ramos. E neste ano, devido à pandemia do coronavírus que estamos enfrentando, a Arquidiocese de Porto Alegre divulgou uma série de orientações para que possamos viver este momento especial da fé cristã em maior segurança. Além das missas e celebrações que deverão seguir os protocolos de enfrentamento à disseminação do vírus COVID-19, as famílias poderão realizar algumas ações em suas residências, como fixar em suas portas e janelas os ramos, que fazem referência à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Procissões, caminhadas ou carreatas estão suspensas, a fim de evitar as aglomerações.

Os fiéis também são convidamos a cultivar momentos de oração em família ou individualmente, durante o Tempo Pascal (Domingo da Ressurreição até a Solenidade de Pentecostes), a partir do subsídio publicado pelo Regional Sul 3 da CNBB, com propostas para o tempo da Quaresma (clique aqui para acessá-lo).

Missas e celebrações

Para a realização das missas e celebrações da Semana Santa seguem valendo as orientações da Arquidiocese para todas as paróquias do seu território, com a permissão de participação de fiéis até 10% da capacidade da igreja ou 30 pessoas. A preferência é para que as paróquias realizem transmissões ao vivo pelas mídias eletrônicas (rádio, TV ou internet). Na página Missa em Casa ou Sineiro é possível conferir os horários.

Confissões

A Semana Santa também é tradicionalmente um período em que muitas pessoas dirigem-se às paróquias para realizar a sua confissão. Porém, este ano, algumas mudanças se fizeram necessárias para o enfrentamento à pandemia. A confissão individual é o modo ordinário de celebrar este sacramento, enquanto a absolvição coletiva, sem confissão individual prévia, não pode ser concedida a não ser em caso de perigo iminente de morte, já que não há tempo suficiente para ouvir as confissões dos penitentes individuais. A exceção se dá também em uma necessidade grave, como por exemplo, tempos de pandemia, situações de guerra ou grande afluência de fiéis sem o número suficiente de ministros para atender a todos individualmente, permanecendo a obrigação de confessar oportunamente pecados graves individuais, que na altura não era possível confessar.

Missa do Crisma

Este ano a Missa do Crisma, na Quinta-Feira Santa, será realizada por Vicariato. As mesmas orientações de segurança sanitária devem ser mantidas no âmbito da Arquidiocese de Porto Alegre, com 10% de público ou a participação de até 30 pessoas. Abaixo, confira a agenda dos bispos da Arquidiocese para a Missa do Crisma, no dia 1º, que inicia às 9h da manhã:

- Arcebispo Dom Jaime Spengler
Catedral Metropolitana de Porto Alegre

- Bispo Auxiliar, Dom Darley Kummer
Catedral Metropolitana de Porto Alegre

- Bispo Auxiliar, Dom Leomar Brustolin
Paróquia São Luiz Gonzaga - Canoas

- Bispo Auxiliar, Dom Aparecido Donizeti
Paróquia São José - Alvorada

- Bispo Auxiliar, Dom Adilson Pedro Busin
Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Guaíba



Autor:
Patricia Damaceno

Fonte:
Ascom

Tags: