Seminário Regional debate Campanha da Fraternidade 2023

21/11/2022

Seminário Regional debate Campanha da Fraternidade 2023

A Paróquia Nossa Senhora da Pompeia, em Porto Alegre, acolheu durante esta quarta-feira, 16 de novembro, o Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2023. No próximo ano, a CF debaterá o combate à fome no Brasil, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

 

Em 2023, a Campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

 

O Seminário, já tradicional no Estado para auxiliar na construção de propostas para a articulação da Campanha da Fraternidade, seguiu a metodologia de ver, iluminar e agir, com a participação de cerca de 100 lideranças das arqui/dioceses, pastorais e organismos do Regional.

 

A fome não é fake, é fato!

 

A constatação é do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA), Juliano Sá, que apresentou a realidade da fome no Brasil junto com a vice-presidente do CONSEA, Ana Mattos.

 

No primeiro passo proposto pelo Seminário, o ver, os assessores apresentaram uma análise do contexto atual no Brasil e no Estado, pautando também a produção de alimentos, o desafio nutricional e a construção de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

 

Juliano ressaltou as causas e as consequências da fome, destacando que a fome não pode ser naturalizada. É um problema social, econômico e político. O Presidente do Conselho lembrou que a alimentação está prevista como direito básico na constituição e por isso é dever do Estado garanti-la.

 

Para alertar sobre a urgência do combate a fome, o assessor trouxe ao Seminário dados atuais nacionais e regionais. Juliano apontou que, segundo o site www.olheparaafome.com.br,  atualmente 33,1 milhões de pessoas passam fome no país. Outro dado de grande relevância é a insegurança alimentar, que afeta mais de 58% da população brasileira e mais de 48% dos gaúchos, em algum dos níveis: leve, moderada ou grave.

 

Reportagem completa no portal do Regional Sul 3 da CNBB – https://cnbbsul3.org.br/seminario-regional-debate-campanha-da-fraternidade-2023/



Autor:
ASCOM com Regional Sul 3 CNBB

Tags: