Setena em honra a Nossa Senhora das Dores tem início neste domingo

09/09/2022

Setena em honra a Nossa Senhora das Dores tem início neste domingo

A Arquidiocese de Porto Alegre, a partir do dia 15 de setembro, ganha sua primeira basílica menor. Nesta data será celebrada a solenidade de instalação da paróquia Nossa Senhora das Dores, que passa a ser reconhecida como Basílica. A Missa será presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, a partir das 19h30. A emissora RDC TV transmitirá ao vivo.

 

A festa da padroeira e da instalação da Basílica inicia no dia 11 de setembro com uma Setena. Foram convidados seis bispos para a celebração na comunidade. No primeiro dia estará presente Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo. No dia 12 de setembro, Dom Jacinto Flach, bispo de Criciúma (SC). No 13 de setembro Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. No quarto dia - 14 de setembro - Dom Carlos Romulo, bispo de Montenegro. No dia 15 de setembro Dom Jaime Spengler, como mencionado anteriormente. No dia 16 Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. A setena se encerra no dia 17 com a presença do Pe. Talis Pagot, que retornou a Arquidiocese após um período de quatro anos de estudos em Roma. No domingo (18) haverá uma Missa solene presidida pelo pároco, Pe. Lucas  Matheus Mendes, às 11h, seguido de festividades nas escadarias da Basílica durante à tarde. 

 

Processo de postulação durou três anos

 

O trabalho para a postulação do título de basílica menor teve início no mês de agosto de 2019, durante a peregrinação arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP). “Visitando a basílica velha, na parte de cima da cidade [de Aparecida do Norte], pensei. ´A Igreja das Dores não poderia ser uma basílica menor também?´ Olhei para o espaço e tive a ideia. Na viagem de volta comentei com os paroquianos que ficaram empolgados com a ideia. No ano de 2020 fomos amadurecendo a ideia em meio a Pandemia até que em setembro, por ocasião da festa de Nossa Senhora das Dores, iniciamos de fato esta tramitação”, relata o Sacerdote.

 

Cronologia - Na Arquidiocese, o primeiro passo foi o pedido formal ao Arcebispo, o que foi feito por padre Lucas e pela coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), Tatiana Matos, no dia 15 de setembro de 2020. “Dom Jaime Spengler remeteu ao Conselho de Presbíteros que aprovou em outubro de 2020.  A próxima etapa foi remeter à presidência da Conferência Episcopal, com o objetivo de mostrar que não há nada que deponha contra a paróquia que, através de Dom Walmor Oliveira de Azevedo [presidente da CNBB], respondeu de forma positiva em fevereiro de 2021.  Com isso, encaminhamos um processo para o pedido formal  junto à Congregação que enviou o questionário foi respondido por nós”, acrescenta o sacerdote.

 

Com estas etapas concluídas, a Paróquia Nossa Senhora das Dores reuniu o relato histórico que era necessário junto ao pedido formal do Arcebispo e do Nada Consta para ser enviado à Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, o que foi feito em maio de 2021. A Congregação então enviou o questionário para ser respondido no mês de agosto de 2021.

 

“A partir de então começamos a fazer o levantamento das informações para responder às perguntas do questionário, cerca de 20 páginas totalizando aproximadamente 120 perguntas, que abordaram temas históricos, arquitetônicos, medidas do templo, estilo, cada imagem que abriga quem foi o artista que fez. Questões litúrgicas, horários de Missa, quantos sacerdotes. Tudo isso foi perguntado. Também fizemos um abrangente trabalho de fotografia. Contamos com a colaboração da coordenadora do CPP, da museóloga da Cúria, Carolina Zuccheti. Concluímos no dia 21 de janeiro e Dom Jaime assinou e encaminhamos pela Nunciatura Apostólica. 

 

Com o título de Basílica Menor a Igreja deixa de ser paroquial passando a ser basilical. “Com isso ela recebe as insígnias como o Tintinábulo, que é um sino pequeno dentro da Igreja, a Umbela, que é uma espécie de guarda-chuva. O pároco passa a se chamar reitor da basílica. Uma disponibilidade maior para atendimento de confissões frequentes e missas diárias passa a ser exigido, o que na prática já ocorre. Além disso, a Igreja deixa de ser apenas de uma região e passa para o nível diocesano”, finaliza Pe. Lucas.

 

De acordo com o documento  da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, as basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese e, por isso, possuem “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”. O título de Basílica é o mais alto que uma igreja fora de Roma pode receber e apenas o Papa o pode conceder.

 

O arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler destaca que a Igreja das Dores faz parte da história da cidade de Porto Alegre em seus 250 anos. “Trata-se de um patrimônio histórico, cultural e religioso. Adorada e conhecida por muitos que a procuravam e continuam procurando, seja para celebrações e festas populares, seja para visitas - devido a sua imponência arquitetônica e artística - a igreja está inteiramente ligada à história da cidade”, declarou.

 

A Igreja Nossa Senhora das Dores atualmente conta com vários movimentos eclesiais, grupos pastorais, seis missas nos finais de semana e celebrações diárias durante a semana. Para o ano de 2022 cerca de 160 jovens e adultos estão no processo de Iniciação à Vida Cristã para receber os sacramentos.

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: