Setor de Música conclui salmos dos ciclos A, B e C

01/12/2020

O último sábado (28) marcou a conclusão do trabalho de gravação de melodias dos salmos responsoriais de todos os domingos dos ciclos A, B e C da Liturgia da Palavra. Com o encerramento do Ano A nesta semana, o Setor de Música finalizou o projeto iniciado em 2018, que tinha como objetivo gravar em vídeos os salmos dominicais deste ciclo de três anos. Todas as melodias sugeridas estão disponíveis no canal do Youtube da Comissão de Liturgia.

“O trabalho teve como objetivo apresentar melodias que favoreçam a participação e para que se sigam as orientações litúrgicas referentes ao canto. Em cada vídeo foram apresentadas entre duas e três melodias diferentes para cada salmo. Além disso, por meio de um link (na descrição de cada vídeo) estão disponíveis cifra, partitura e texto que apresenta o sentido do salmo em questão”, explica o padre Gustavo Alves Batista, referencial arquidiocesano para a Comissão de Liturgia.

O processo foi planejado pela equipe de coordenação do setor, mas executado por muitos leigos de todos os vicariatos da Arquidiocese, que colaboram apresentando os salmos entoando e, na parte técnica, com as gravações, edições e publicação. Ao longo deste projeto, cantos de outras partes da missa também foram sendo gravados e disponibilizados.

O padre Gustavo agradece o esforço, persistência e dedicação dos leigos e de todos os envolvidos neste projeto.

“Nossa gratidão a todos, que dedicaram esforço e tempo colaborando nessa missão pela Liturgia das nossas comunidades da Arquidiocese e de outras Dioceses”.

Acesse os cantos nos links abaixo:

Salmos Ano A: https://www.youtube.com/watch?v=2VY2ajarM_I&list=PLQTkIvsKE9EcHNO4g9w0tbpRTfqL3edSk
Salmos Ano B: https://www.youtube.com/watch?v=K4yJ1o5-wP0&list=PLQTkIvsKE9Eex1cUGfnkhhH3dNL3VYl8l
Salmos Ano C: https://www.youtube.com/watch?v=7uzuvoGm_Og&list=PLQTkIvsKE9EeeAhFN0oBQb3tFN3aMBTG9



Autor:
Patricia Damaceno (ASCOM)

Tags: