Um olhar além das torres: Projeto Visitas Culturais une arte, história e fé na Basílica das Dores

31/03/2025

Um olhar além das torres: Projeto Visitas Culturais une arte, história e fé na Basílica das Dores

Mostrar a beleza e contar a história de seus bens culturais, paróquias, objetos, símbolos e significados: esse é o objetivo do projeto Visitas Culturais, desenvolvido pela Arquidiocese de Porto Alegre por meio do Setor de Arquivo Histórico.

 

Na manhã do último sábado, 29 de março, a visitação ocorreu na Basílica Nossa Senhora das Dores, uma das igrejas mais antigas de Porto Alegre, localizada no centro histórico da capital gaúcha.

 

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história da igreja, curiosidades sobre a construção do prédio, objetos litúrgicos e, de forma especial, acessar o topo da torre — um privilégio exclusivo para os participantes da visitação.

 

De acordo com a historiógrafa da Aquidiocese de Porto Alegre e responsável pelo projeto, Vanessa Gomes de Campos, a iniciativa nasceu do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pela equipe técnica dedicada aos bens culturais da Arquidiocese. O projeto tem como objetivo difundir o valor cultural dos bens simbólicos que representam a história e o papel social da Igreja Católica, materializados e preservados ao longo dos séculos.

 

A Basílica Nossa Senhora as Dores

A Basílica Nossa Senhora das Dores é uma das igrejas mais antigas de Porto Alegre e guarda um valioso acervo histórico com mais de 2 mil itens. Entre eles, destacam-se esculturas, pinturas, objetos litúrgicos, paramentos, livros e documentos, que retratam a riqueza cultural e religiosa do local.

 

Para a museóloga Caroline Zuchetti, integrante do projeto, a Basílica é uma das mais antigas da Arquidiocese e carrega consigo não apenas uma importância artística e religiosa, mas também um grande potencial turístico. Além disso, no que se refere ao projeto, visitas culturais, ela destaca que “O fato de ser um projeto da própria Arquidiocese nos traz uma responsabilidade ainda maior sobre os conteúdos apresentados. É uma experiência rica em detalhes, repleta de história, curiosidades e aspectos únicos que talvez não sejam encontrados em outras igrejas. Um exemplo disso é o acesso às torres, permitido exclusivamente nessas visitas”, destaca.

Quem participou aprovou

Gilberto Luiz Bertamone foi um dos visitantes. Devoto de Nossa Senhora e frequentador das missas na Basilica, ficou impressionado com o que aprendeu neste dia. "Foi muito salutar. As escolas deveriam participar, trazer seus alunos para terem acesso a este conhecimento ", disse.

 

Como participar das Visitas Culturais?

Para participar das visitas, basta entrar em contato com a equipe pelo e-mail: visitasculturais@arquipoa.org.br ou acessar as redes sociais do projeto  @visitas_culturais ou Facebook.

 

 



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: