V Jornada de Catequese reflete sobre os desafios e as possibilidades de comunicar a fé hoje

28/07/2025

V Jornada de Catequese reflete sobre os desafios e as possibilidades de comunicar a fé hoje

Mais de 800 catequistas de toda a Arquidiocese de Porto Alegre participaram, no sábado, 26, da 5ª Jornada Arquidiocesana de Catequese, realizada no Instituto São Francisco, na capital gaúcha. Com o tema “Catequista, comunicador da fé e testemunho de esperança para novos tempos” e o lema “Crescer rumo à maturidade em Cristo”, o encontro foi marcado por momentos de partilha, espiritualidade e aprendizado.

 

Durante todo o dia, leigos, religiosos, padres e bispos refletiram juntos sobre o papel do catequista na atualidade, especialmente diante dos desafios da cultura digital e das transformações sociais. A iniciativa integra o processo de consolidação da Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese, com o objetivo de fortalecer a unidade pastoral e oferecer formação contínua aos catequistas.

 

“Essa já é a quinta jornada. Desde o início, temos priorizado um único encontro anual, reunindo catequistas de todos os vicariatos para aprofundar temas importantes da nossa caminhada. Este ano, o foco foi a comunicação da fé e a missão do catequista como testemunha de esperança”, destaca Irmã Aparecida, Coordenadora Arquidiocesana da IVC – Iniciação à Vida Cristã. Ela também ressaltou a proposta formativa do evento, que busca “refletir anualmente sobre uma temática, geralmente desafiante do momento. Neste ano, tratamos do catequista como comunicador da fé, da questão da cultura digital, da inteligência artificial, acentuando o querigma, a mistagogia e a missão.” Para a irmã, a jornada reafirma o caminho de unidade da Arquidiocese: “Temos buscado uma unidade eclesial em todos os vicariatos e uma unidade arquidiocesana, trazendo os catequistas para esse espaço de escuta, formação e comunhão.”

 

Temática abordada

A programação contou, pela manhã, com a palestra da teóloga e doutora Clélia Peretti, que abordou “O anúncio da fé a partir do encantamento por Jesus Cristo”. Em seguida, os participantes refletiram sobre o papel do catequista como comunicador diante dos desafios do mundo atual, incluindo temas como inteligência artificial e cultura digital, com a jornalista Greice Pozzatto. À tarde, o arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom Jaime Cardeal Spengler, conduziu a última conferência do dia, destacando o catequista como discípulo e mestre. “Estamos há quase dez anos implementando em nossas comunidades processos de iniciação à vida cristã com linguagem adequada a jovens, adolescentes e adultos. Esta jornada é uma oportunidade privilegiada de sintonia, formação e animação na missão”, afirmou. Dom Jaime também ressaltou o valor de reunir tantos catequistas num mesmo espaço: “Estarmos aqui hoje, nesta jornada, com catequistas reunidos, é certamente um privilégio para sintonizar as nossas práticas, o nosso modo de proceder, mas também para nos animar na caminhada.” E concluiu com um chamado à esperança: “Todos nós, na nossa caminhada, no nosso trabalho, somos chamados a ser peregrinos de esperança.”

 

Para quem participou da jornada, o sentimento foi de esperança, fé e aprendizado: “Amo ser catequista. É fundamental estarmos sempre em formação, atualizados, para acompanhar os tempos e oferecer o melhor aos nossos catequizandos e comunidades”, destacou a catequista Doroteia Isabela Hoff Fraga, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Viamão. Ela também enfatizou a importância da constante renovação para quem evangeliza: “Em qualquer área que a gente esteja atuando, na vida profissional, social ou principalmente dentro da Igreja, precisamos estar em constante formação. Os tempos mudam, e precisamos nos atualizar pelo bem dos nossos catequizandos e da comunidade onde vivemos e atuamos”, destacou.

 

O encontro encerrou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo cardeal, reunindo os participantes em clima de comunhão e envio para a missão evangelizadora nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.

 

Fotos:  Ingrid Prestes e Cláudia Fraga / Pascom

 



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: