Vai ter Noite de Luz e Música na Cúria Metropolitana

01/12/2025

Vai ter Noite de Luz e Música na Cúria Metropolitana

Uma noite iluminada, cheia de encantos e alegria está prevista para 16 de dezembro, quando acontece a Noite de Luz e Música na Cúria Metropolitana. O evento, promovido pela Arquidiocese de Porto Alegre e que conta com a parceria da PUCRS Cultura, marca a inauguração da recém-restaurada fachada da Cúria Metropolitana. Com entrada pela Rua Fernando Machado, 800, no Centro Histórico, celebraremos uma noite de luz que seguirá com um lindo “Recital no Jardim – Clássicos Italianos”, com o tenor Dirceu Pastori e o Coral da PUCRS.

 

O recital, já tradicional aos finais do ano na Cúria, vem a encerrar a temporada do projeto Visitas Culturais de 2025. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar.

 

O Recital

Uma seleção de canções italianas, árias de ópera consagradas e obras sacras, inspiradas em grandes tenores, como Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Plácido Domingo e José Carreiras, será apresentada pelo tenor Dirceu Pastori, acompanhado por Paulo Johann ao piano. A mezzo-soprano Caroline Gobbato participa de duetos com o tenor, em momentos especiais do recital. O recital ainda terá a participação do Coral da PUCRS, sob a regência do maestro Marcio Buzatto, nas janelas internas da Cúria Metropolitana, acompanhado por Paulo Johann no piano e os cantores Dirceu Pastori e Caroline Gobatto.

 

A Cúria Metropolitana

O resultado das obras de reforma da fachada é aguardado com grande entusiasmo pela comunidade, visto que a Cúria se trata de um patrimônio histórico de Porto Alegre, com profundas raízes na memória coletiva.

 

Erguida em meados do século XIX, a Cúria Metropolitana teve sua pedra fundamental lançada em 1865, sob o projeto do engenheiro francês Jules Villain. A obra foi executada pelo arquiteto alemão Johann Grünewald, que deu os arremates neogóticos, e a concluiu a construção em 1888.

 

O prédio, inicialmente concebido como seminário episcopal, hoje abriga setores importantes da Arquidiocese e detém um rico Arquivo Histórico, com registros que remontam a 1747 — tornando-se referência da memória documental da cidade.

 

O processo de restauração revelou o dourado original das inscrições em latim, preservadas na fachada — testemunho vivo da história e do legado do edifício.

 

 

Serviço

Evento: Noite de Luz e Música na Cúria Metropolitana

Data: 16 de dezembro de 2025 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Cúria Metropolitana — Rua Fernando Machado, 800, Centro Histórico, Porto Alegre

Entrada: gratuita, aberta à comunidade

 



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: