Vocação

10/08/2022

“Um jovem procurou seu mestre, suplicando-lhe: ‘indicai-me um caminho universal para o serviço a Deus’. O mestre respondeu: ‘não se trata de dizer ao homem qual caminho deve percorrer: porque existe uma estrada por meio da qual se segue a Deus por meio do estudo, outra, por meio da oração, e outra por meio do jejum, e ainda outra comendo! É tarefa de cada homem conhecer bem na direção de qual estrada o atrai o próprio coração e depois escolher aquela estrada com todas as forças’.

 

Escolher a estrada para o qual o coração se sente atraído e nela se lançar com todas as forças, requer perspicácia, sensibilidade, silêncio. Existem exemplos de pessoas que souberam realizar a obra do discernimento, encontrando o caminho da realização pessoal. Tais pessoas percorreram o caminho que lhes era próprio.

 

O ser humano é irrepetível! Cada qual traz ao mundo algo característico, que precisa ser desenvolvido! Em cada pessoa existe algo de precioso que pertence somente a esta pessoa! Expressa-se assim a diversidade e riqueza do gênero humano.

 

A tradição cristã pôs em destaque a dignidade e singularidade da pessoa. Ao mesmo tempo, ressalta a necessidade de construir um itinerário existencial que considere a dignidade, singularidade e diversidade do ser humano. Tal itinerário, atento ao princípio da liberdade, recorda a necessidade de mestres capazes de orientar e acompanhar o ser humano, sobretudo os jovens, na construção e promoção da obra do discernimento, para o encontro do caminho pessoal de ‘serviço a Deus’. Existem distintos caminhos de vida capazes de levar a termo a realização humano nesse serviço.

 

Os cristãos, tendo os olhos fixos em Jesus, Senhor e Mestre, são chamados a levar a termo a missão única que lhes compete: ser sal da terra, luz do mundo, fermento na massa.

 

Durante o mês de agosto a comunidade de fé católica é convidada a promover, sobretudo no seio da juventude, espaços e tempos de oração, reflexão, estudo sobre o tema ‘vocação’. Oxalá todo jovem possa encontrar aquele caminho de vida que o conduza à verdadeira felicidade.



Autor:
Dom Jaime Spengler

Tags: