Bíblia - Palavra que ilumina a vida

30/09/2022

As diferentes confissões religiosas fundamentam valores e práticas em textos sagrados. Nesse sentido, as religiões cristãs situam essas bases nos livros da Bíblia. Para os católicos, a Bíblia é composta por 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento (antes de Cristo) e 27 do Novo Testamento (depois de Cristo). Os primeiros registros dos textos bíblicos datam de mais de mil anos antes de Cristo, ao passo que os livros mais recentes foram escritos por volta do ano cem depois de Cristo. O dia da Bíblia é comemorado no dia 30 de setembro, mesmo dia em que se celebra São Jerônimo. Ele foi o primeiro a traduzir a Bíblia dos escritos originais, em hebraico e grego, para o latim.

 

Mas qual é a mensagem central contida e revelada nos escritos bíblicos? A Bíblia nos conta a história de vida de um povo, bem como a revelação e a presença de Deus nas vivências cotidianas desse povo. O Deus da vida se coloca lado a lado, caminha junto, se compadece com o sofrimento humano e se rejubila com suas alegrias. O lema do mês da Bíblia deste ano, inspirado no livro de Josué, expressa essa presença amorosa de Deus: “O Senhor, teu Deus, está contigo por onde quer que andes” (Js 1, 9). O amor de Deus estabelece vínculos, cria proximidade e comunhão. É esse amor que identifica sentido para nosso ser e nos impulsiona a agir com coerência. Um dos ensinamentos bíblicos nos mostra que fé e vida caminham lado a lado, desdobrando-se na dinamicidade dos fatos e acontecimentos cotidianos. Por isso, Jesus em diversos momentos afirma “a tua fé te salvou” (Mt 9, 22), assinalando que a ação redentora estabelece relação entre a pessoa que acredita e o agir coerente com sua fé.

 

Os princípios e valores que norteiam a educação marista se fundamentam nos escritos bíblicos. Tanto nas cartas que enviava quanto nos diálogos que estabelecia, os ensinamentos de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, eram permeados de citações e exemplos oriundos das sagradas escrituras. Com uma didática toda especial inspirada em Maria, a Mãe de Jesus, transformava tais ensinamentos em práticas de vida: “Vejam com que interesse se põe o Salvador do mundo a instruir as crianças. Ele ordena aos discípulos que as deixem aproximar-se de sua divina pessoa. Mostrem aos alunos que são mil vezes felizes por serem os prediletos de Jesus Cristo” (Champagnat). Como participantes do carisma concedido a São Marcelino, continuamos a missão de evangelizar, especialmente crianças e jovens, por meio da educação, inspirados nessa fonte de Vida e Sabedoria que é a Palavra de Deus. Deixemos que o brilho emanado de sua luz ilumine também os nossos projetos de vida.

 



Autor:
Luis Alfonso Heckler, coordenador de Pastoral do Marista Rosário

Tags: