A Iniciação à Vida Cristão (IVC) da Arquidiocese de Porto Alegre tem como metas: anunciar o querigma aos pais e padrinhos, integrar e ampliar o processo formativo da Eucaristia e da Crisma, dinamizar a catequese com adultos na dimensão da formação discipular, e formar catequistas discípulos missionários numa metodologia de inspiração catecumenal.  

A IVC possui uma Comissão Arquidiocesana numa dinâmica eclesial ministerial. A equipe é composta por: 
a. um bispo: Dom Leomar Antonio Brustolin
b. uma religiosa: Ir. Maria Aparecida Barboza
c. um presbítero: Pe. Livio Masuero
d. um presbítero coordenador da Ação Evangelizadora: Pe. Ilário Flach
e. um diácono: Salvador Azevedo
f. leigos e leigas preparados: Cristiana de Abreu Rosa, Maribel Canova (secretaria); Batismo: Roxélia Carlos Loiola; Jane de Oliveira: Eucaristia e Crisma; Maria da Graças Finamor: Adultos e formação discipular, e Mônica Cristina Neto Ferreira: Catequese junto à Pessoa com Deficiência. 
g. conta também com uma Comissão ampliada de leigos e presbitérios referenciais da IVC nas áreas de pastoral.

A IVC compreende as etapas do Batismo, Eucaristia, Crisma e Catequese com Adultos. Para mais informações quanto ao processo, formação e modalidade da catequese online em catequese em casa, clique aqui.

Para informações sobre inscrição para o batismo e demais etapas da Catequese, bem como, horário e como participar do processo da IVC, a Comissão orienta que as paróquias mais próximas da residência sejam procuradas. Para localizar as paróquias da Arquidiocese, clique aqui.

Coordenadora: Ir. Maria Aparecida Barboza (barboza.icm@gmail.com)