A Arquidiocese de Porto Alegre organizou a ação evangelizadora num ordenamento alinhado às dimensões da vida eclesial conforme orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Dimensão de Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese corresponde à Dimensão Sócio-Tranformadora. Essa dimensão zela pela motivação, mobilização, articulação e coordenação da caridade na Igreja de Porto Alegre. Além da coordenação arquidiocesana, há uma comissão constituída por um leigo e um clérico (padre ou diácono) de cada Vicariato e Área Pastoral da cidade de Porto Alegre.

A caridade é a expressão da fé operante, da crença que se torna obra, no cuidado da vida e da dignidade da pessoa. Ao mesmo tempo, dialoga com o espaço vital, no qual vive e opera para dar perenidade à obra da criação e garantir vida plena. Essa dimensão organiza e coordena todo a ação caritativa. Na Arquidiocese de Porto Alegre, a Caridade está orientada em três diretrizes: Atendimento emergencial, Inclusão Produtiva e Defesa e Garantia de Direitos.
 

Nos últimos anos, esse ordenamento da Dimensão de Justiça, Caridade e Paz tem ampliado o atendimento à população em situação de vulnerabilidade econômica e social como dimensão de fé, do agir cristão e da ação solidária. 

Contatos:

Referencial: Pe. Adilson Corrêa da Fonseca
Coordenador: Elton Bozzetto