Associação Fraterno Auxílio promove sua Assembleia no Seminário de Gravataí

11/09/2023

 Associação Fraterno Auxílio promove sua Assembleia no Seminário de Gravataí

Aproximadamente 130 padres da Arquidiocese de Porto Alegre e das dioceses de Montenegro e Osório participam nesta segunda-feira, 11 de setembro, da assembleia da Associação Fraterno Auxílio, no Seminário Menor São José, em Gravataí. A entidade tem como objetivo cuidar da assistência aos presbíteros destas dioceses, gerenciando plano de saúde, o Lar Sacerdotal para os padres idosos, e a casa de lazer em Cidreira, no Litoral Norte. Também está sob os cuidados da Associação a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, na capital.

 

Entre os itens da pauta da Assembleia estão a revisão dos estatutos e a  saúde dos presbíteros – este segundo tema teve a assessoria da geriatra Dra. Berenice Werle, que trabalhou a saúde física e mental dos sacerdotes com foco na prevenção. Também foram apresentadas as prestações da Associação e também relatórios da Gruta, da Casa Tiberíades ( Cidreira) e do Lar Sacerdotal.

 

A realização da Assembleia também marcou a eleição da nova diretoria para o período 2023-2026.  Foi escolhido como novo diretor o Pe. Edison Stein, pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Gravataí. O sacerdote ocupava a função de segundo-diretor da gestão anterior. Foi eleito como primeiro-vice o Pe. Maikel Herold, pároco da paróquia Santa Hedviges, em Alvorada. O primeiro-secretário será o Pe. Ricardo Nienov, da diocese de Montenegro; o segundo-secretário será o Pe. Nilso Zanella, da diocese de Osório.

 

Sobre a Associação Fraterno Auxílio

 

Fundada em 1º de maio de 1996, inicialmente como Sociedade Fraterno Auxílio, com personalidade jurídica própria, com o objetivo de cuidar da saúde, bem estar e assistência ao clero da Arquidiocese. Após, com a Criação das Dioceses de Osório e Montenegro, passou a se chamar Associação e reúne os padres das três dioceses. Na Assembleia de fundação, 71 sacerdotes escolheram como primeiro diretor o saudoso Cônego Irineu Aloísio Brand (1942-2014) e o Pe. Wilmar Luiz Barth como secretário.

 

Mais informações: https://www.arquipoa.com/afa

 

Texto em atualização



Autor:
Ascom

Tags: