04 de outubro: devoção a São Francisco de Assis é celebrada na Arquidiocese

03/10/2022

04 de outubro: devoção a São Francisco de Assis é celebrada na Arquidiocese

Nesta terça-feira – 04 de outubro – a Igreja Católica celebra a memória de São Francisco de Assis (1181 – 1226), fundador da Ordem dos Franciscanos e conhecido como protetor dos animais. Na Arquidiocese de Porto Alegre, a paróquia São Francisco, localizada no bairro Santana, preparou uma programação especial para celebrar o seu padroeiro. 

 

No total serão celebradas três missas neste dia – às 9h, 12h e 19h – a última presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que foi ordenado sacerdote pela Ordem dos Frades Menores (OFM) no ano de 1990. Após a Missa das 12h será servido um almoço de confraternização. Na parte da tarde, a partir das 15h, está prevista uma procissão pelas ruas do bairro com bênção dos animais de estimação. 

 

A paróquia São Francisco conclui nesta segunda-feira – 03 de outubro – a novena em honra ao padroeiro, com missa a partir das 19h, presidida pelo frei Dorvalino Fassini. O tema das reflexões durante os nove dias foi “Francisco e a Ecologia” com o lema “Escuta a voz da Criação”. 

 

Além da paróquia São Francisco no dia 04 de outubro outras paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre tem a tradição de reservar um momento para a bênção dos animais de estimação. É o caso da paróquia São Pedro, no bairro Floresta, que fará este momento a partir das 18h30 – após a missa – nas escadarias da Igreja. 

 

Na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Canoas quem quiser levar o animal de estimação para receber a bênção poderá fazê-lo a partir das 14h até as 18h. Ainda na Região Metropolitana, a paróquia Santo Hilário, os fiéis que quiserem levar os seus animais de estimação podem fazê-lo entre 15h e 19h. A paróquia também pede àqueles que comparecerem a levar  um quilo de ração de gato e/ou cachorro para doação para iniciativas locais de cuidado e amparo dos animais de rua.  Haverá também a possibilidade de adoção de cães e gatos no local. 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: