1º Retiro de Reconciliação, Cura e Libertação foi promovido no início de maio, na paróquia São Martinho

18/05/2021

O 1º Retiro de Reconciliação, Cura e Libertação foi promovido no início do mês de maio, dias 7, 8 e 9, na paróquia São Martinho, em Porto Alegre, pelo Grupo Amigos do Carmelo nos Passos do Menino Jesus, vinculado ao Mosteiro Nossa Senhora do Carmo. O presidente, nomeado por Irmã Susana da Santíssima Trindade, Madre Superiora, é André Bloise Hochmüller, coordenador do Conselho para Assuntos Econômicos, Tesoureiro e Membro Titular da Coordenação do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), da Paróquia São Martinho.

O tema do retiro foi fundamentado na Palavra de Deus contida em (MIQUÉIAS, 2 – 10 e 13): “De pé! Andai, não é hora de descanso! Quem abre caminho avança à frente, outros avançam e atravessam, passam pela porta. Seu rei avança adiante deles, é o Senhor quem encabeça a todos”; e teve por finalidade: “Promover um encontro pessoal de cada retirante com Nosso Jesus Cristo, conduzidos por Nossa Senhora do Carmo e São José, sob a proteção de São Miguel Arcanjo e do Santo Anjo da Guarda e a poderosa intercessão de São Padre Pio de Pietrelcina, para que cada um realize, plenamente, com amor, perdão e renúncia de si mesmo, a evangelização com fé, esperança e caridade, em sua vida pessoal, familiar, profissional e social”, explica André.

O retiro contou, também, com a participação de representantes das seguintes Igrejas Católicas: Carmelo de Porto Alegre; Paróquia São Martinho; Paróquia Nossa Senhora da Glória (Comunidade Missionária Providência Santíssima); Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição; Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio e Comunidade Obra Nova; Paróquia São Manoel; Paróquia Nossa Senhora das Dores; Paróquia Santa Teresinha de Passo Fundo (RS); Igreja Cristo Rei, do Paraná; Santuário Santa Rita de Cássia e Paróquia Nossa Senhora de MontSerrat.

“É hora de despertar”

O retiro, cuja tema foi: “É hora de despertar!  O Senhor Jesus vai à frente!”, foi organizado pelo casal católico com 27 anos de vida matrimonial, André Bloise Hochmüller e Otília Martignoni Hochmüller, e contou com a participação do padre Markus Prim, da Diocese de Campo Mourão; padre Miguel Martins Costa, da Igreja São Martinho; do padre José Roberto Gonçalves, da Igreja Nossa Senhora da Glória, e das Irmãs Rosane e Ângela, consagrados vinculados à Comunidade Missionária Providência Santíssima; e freis, missionários, Eugene Zagonel (Leiga Voluntária) e Irmãs da Fraternidade O Caminho, de Porto Alegre, Manuela, Renan e Kauã, jovens da Paróquia São Martinho, que integraram o Ministério de Música junto com os freis e as Irmãs da Fraternidade O Caminho.

Na sexta-feira (7), na Santa Missa de abertura, o padre Miguel, a pedido do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, abordou, em sua homilia, os assuntos referentes à Iniciação à Vida Cristã (IVC) e às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil.

No sábado (8) e no domingo (9), o retiro foi conduzido pelo padre Markus, que realizou orações e proferiu pregações relativas à temática espiritual do encontro. No domingo, na parte da tarde, os padres Miguel e Beto atenderam as confissões dos retirantes e foi realizada uma homenagem especial para todas as mães presentes no encontro, tendo sido entregue uma lembrança (rosa de chocolate e cartão).



Autor:
Patricia Damaceno (ASCOM)

Fonte:
Ascom

Tags: