6ª Semana Social propõe ações de solidariedade no RS em Corpus Christi

19/05/2021

Pão para quem tem fome e fome de justiça para quem tem pão. A provocação, rezada em muitos de nossos lares é também inspiração para a Semana de Ativismo contra a Fome, proposta pelo grupo de articulação da coordenação estadual da 6ª Semana Social Brasileira – Mutirão pela vida: Por Terra, Teto e Trabalho.

A Semana contra a Fome, que acontecerá de 25 de maio a 3 de junho, traz na programação duas lives promovidas pela articulação estadual. No dia 25 de maio, a coordenação promove a live “Mutirão contra a fome – denúncia”, com o lançamento da música tema, composta pelo grupo Unamérica e do Manifesto da 6ª Semana Social Brasileira no Rio Grande do Sul sobre a situação da fome. Já no dia 31 de maio, será realizada a live: “Mutirão contra a fome – anúncio”, contemplando diversas iniciativas já existentes na área da agroecologia e de superação da carestia e da fome nas comunidades.

Corpus Christi

Em nível local, a motivação é para as já tradicionais ações de solidariedade na festa de Corpus Christi. A sugestão da 6ª SSB no Rio Grande do Sul é que cada arqui/diocese identifique a melhor proposta de ação para a sua realidade, mas que não deixe de pensar naqueles que mais precisam. O importante é que em cada lugar sejam promovidas iniciativas de solidariedade e compromisso como os mais necessitados, fortalecendo as redes de solidariedade já existentes para a entrega e distribuição dos alimentos, roupas e produtos arrecadados.

O presidente do Regional Sul 3 da CNBB, Dom José Gislon, ressalta que não é possível celebrar o Corpo de Cristo atualmente sem pensar na solidariedade a que somos chamados e aponta que “As palavras de Jesus devem ressoar no nosso coração diante da realidade que estamos vivendo, lembrando que o nosso Salvador instituiu na última ceia, na noite em que foi entregue, o sacrifício Eucarístico do Seu Corpo e Sangue”.

Em nome de Jesus que deu a vida por nós, para que tivéssemos vida e vida em abundância, faça um gesto de caridade e solidariedade, partilhando alimentos. Ajude o seu irmão para que ele possa viver a vida, dom de Deus, com dignidade, motiva dom Gislon.

O padre Edson Thomassin, da coordenação da 6ª SSB no Estado, ressalta que, assim como Jesus no deserto, ouvindo a preocupação dos discípulos com a multidão faminta, nós também somos desafiados a acolher a sua exortação: Deu-lhes vós mesmos de comer. “O Mutirão pela Vida de quem tem fome é um convite para fazermos a nossa parte e encontrar os sinais dos ‘pães e peixes’ que as pessoas de boa vontade podem ofertar no altar da vida de tantas famílias necessitadas”, destaca.

Outras ações

Para a próxima semana, a coordenação da 6ª SSB realizará também  o lançamento do vídeo dos Bispos do Regional Sul 3 motivando para a ação solidária de Corpus Christi e um Clip Musical com cantores comunitários com a canção “Pão em todas as Mesas”.



Autor:
Patricia Damaceno (ASCOM)

Fonte:
Comunicação Regional Sul 3 da CNBB

Tags: