70ª Festa de São Jorge leva multidão de devotos a igreja do padroeiro

24/04/2023

70ª Festa de São Jorge leva multidão de devotos a igreja do padroeiro

No domingo (23) ocorreu a 70° Festa de São Jorge, com o tema: São Jorge, 70 anos de um Porto mais Alegre. A festa reuniu cerca de 100 mil pessoas, que lotaram a Paróquia São Jorge, localizada na zona leste da Capital, nos três dias de missas dedicados ao santo. 

 

Foram mais de dez celebrações e duas procissões: a luminosa no sábado (22) à noite e a tradicional procissão de São Jorge no domingo de manhã, que tomaram a Avenida Ipiranga no trecho entre a rua Guilherme Alves e a avenida Salvador França. 

 

As demonstrações de fé emocionavam a todos. Pais levando seus filhos pequenos, pessoas em cadeira de rodas, fiéis entrando na igreja de joelhos para agradecer a graça alcançada. A paróquia, que tem como pároco há 8 anos o padre Sérgio Belmonte, acolhe católicos e também pessoas de outras religiões devido a devoção popular do santo, é um lugar de encontro de todos, onde a fé prevalece mais que as diferenças e abre espaço para a oração, pedidos e agradecimentos. 

 


A paróquia, fundada em 23 de abril de 1952 pelo cardeal Dom Vicente Scherer (1903-1996), mas que só celebrou a primeira festa em honra ao seu padroeiro um ano após, em 23 de abril de 1953, tem como característica principal a acolhida. O primeiro pároco, Pe. Paulo Scopel, permaneceu na paróquia por 40 anos e ganhou um centro social na própria paróquia, que atende centenas de pessoas carentes mensalmente.

 

Foto Ana Tartarotti

 

Com informações da Pascom São Jorge



Autor:
Marcos Koboldt

Fonte:
Pascom São Jorge

Tags: