A Arquidiocese e a PUCRS preparam o curso para formar Comunidades Eclesiais Missionárias

15/12/2021

A Arquidiocese e a PUCRS preparam o curso para formar Comunidades Eclesiais Missionárias

Aconteceu nesta manhã a primeira reunião dos assessores escolhidos para o curso: "Itinerário formativo para evangelizadores: revisitando as fontes para formar Comunidades Eclesiais Missionárias".  

 

Com a presença do Arcebispo Dom Jaime Spengler e do Pró-Reitor de Identidade Institucional da PUCRS, a reunião foi conduzida pelo Pe. Ilário Flach, coordenador de pastoral da Arquidiocese, Pe. Rafael Fernandes, professor e referencial do IVC da Arquidiocese e Pe. Gustavo Haas, coordenador do Curso de Teologia da PUCRS.  Participaram da reunião:    Ir. Maria Aparecida Barbosa, ICM, Frei Luis Carlos Susin, FMCap, Pe. EduardoKologeski, Profª. Patrícia Xavier, Pe. Gustavo Batista, Pe. Lívio Masuero, Pe. Carlos Steffen, Pe. Cássio Murillo, Pe. Márcio Andrade da Silva, Pe. Pedro Kunraht e Pe. Luciano Massullo.

 

A realização  deste projeto foi assumida pelo Clero da Arquidiocese em sua assembleia geral de novembro passado. O objetivo geral é promover a formação de evangelizadores que vivam e cultivem a fé em Comunidades Eclesiais Missionárias.

 

Sensível aos apelos do Magistério da Igreja, especialmente do Papa Francisco, a Arquidiocese de Porto Alegre em consonância com a proposta da CNBB, promove este curso em parceria com PUCRS.   

- Considerando a realidade urbana, na qual estamos inseridos, num ambiente complexo e plural, o curso visa dar uma resposta ao desafio de viver, cultivar e transmitir a fé católica, em Comunidades Eclesiais Missionárias; 

- O processo formativo revisitará as Constituições do Concílio Vaticano II (Lumen gentium, Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium e Gaudium et Spes), o Documento de Aparecida, a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e as DGAE 2019-2023.  

 

O Curso será oferecido, a partir da primeira semana de maio de 2022, aos fiéis cristãos leigos e leigas, em especial aqueles que exercem um ministério ou serviço nas comunidades, por exemplo, catequistas, membros do CPP e CAE, ministros extraordinários da sagrada comunhão, coordenadores dos movimentos eclesiais, equipes de liturgia, pastoral social) além dos presbíteros, diáconos e consagradas(os). 

 

Texto: Pe. Gustavo Haas e Fotos: Camila Oliveira - Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS

 

 



Autor:
Ascom - Arquidiocese de Porto Alegre

Tags: