Abertura da Festa Especial de Nossa Senhora dos Navegantes acontece na sexta-feira

10/08/2022

Abertura da Festa Especial de Nossa Senhora dos Navegantes acontece na sexta-feira

A devoção de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrada tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, terá uma edição extraordinária  no ano de 2022. Na data em que costuma ser realizada, a procissão dos fiéis foi suspensa em razão dos casos de Covid-19 naquele período. Para não deixar de fora uma das festas mais populares de Porto Alegre, no seu aniversário de 250 anos, a partir de sexta-feira (12), inicia-se os festejos com a novena preparatória, que acontece sempre às 19h, no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, até o dia 20. No dia 21 de agosto acontece a procissão pelas ruas da capital.

 

No próximo domingo (14) será realizado o traslado da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Porto Alegre.  A carreata tem início previsto para as 10h e chegada às 11h30. Na Igreja do Rosário a programação da semana festiva terá Missas extras às 17h30 além dos horários de costume. 

 

No dia 21 de agosto a procissão de Navegantes inicia com a celebração da Santa Missa às 7h30 no Santuário Nossa Senhora do Rosário. Após o término, o cortejo até o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes levando a imagem de Maria passará pelas ruas do Centro da cidade. A chegada está prevista para as 10h e a partir das 10h30 acontece a Missa campal presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.  A expectativa é de que mais de 200 mil fiéis participem do evento, em seu tradicional trajeto a pé do Centro Histórico até o Santuário, nas proximidades das pontes do Guaíba. A imagem da Santa permanecerá exposta até as 17h quando será realizada a entronização no Santuário.

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: