Abertura do X Encontro Mundial das Famílias acontece nesta quarta-feira

21/06/2022

Abertura do X Encontro Mundial das Famílias acontece nesta quarta-feira

“Amor em família: vocação e caminho de santidade.” Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Roma, a partir desta quarta-feira (22) até o próximo domingo (26). O evento pretende destacar o amor familiar como vocação e forma de santidade e é uma bela oportunidade para compreender e partilhar o sentido profundo e salvífico das relações familiares na vida quotidiana.

 

Em sua décima edição, o Encontro Mundial de Famílias será realizado de forma multicêntrica e generalizada e terá características diferentes em comparação com os eventos dos anos anteriores. Em Roma haverá, portanto, um evento principal, que contará com a presença dos delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo, bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na pastoral familiar. E, aqui na Arquidiocese de Porto Alegre, teremos uma programação especial, com o objetivo eclesial de criar um evento global, que tenha o rosto particular de nossa comunidade. A Pastoral Familiar Arquidiocesana convida a todas as Pastorais, Movimentos e Serviços a se engajarem e participarem ativamente da programação local do X Encontro Mundial das Famílias da Arquidiocese de Porto Alegre (RS).

 

A abertura do encontro será realizada com a Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), presidida por Dom Ricardo Hoepers, bispo da diocese de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Cada vicariato e paróquia é motivado a realizar localmente uma celebração de abertura do encontro. 

 

Na quinta-feira (23), os Coordenadores de Pastorais, movimentos e serviços são convidados a promover encontros de formação em suas paróquias, núcleos, ou sedes, abordando a temática proposta. São sete catequeses e qualquer um dos temas para ser trabalhado nesse encontro. Na sexta-feira (24), os fiéis são convidados a rezar e participar da ordenação presbiteral do diácono Henrique Zimmer, na paróquia São João Batista, a partir das 20h.

 

Entre as atividades previstas para o final de semana está a Transmissão pelo canal do Youtube da Pastoral Familiar Nacional com retransmissão pelas nossas redes sociais locais – Arquidiocese de Porto Alegre e Pastoral Familiar de um vídeo ao longo do dia com o histórico do Encontro das Famílias e uma chamada especial para a participação de todos na missa na Catedral Metropolitana no domingo.

 

O encerramento no dia 26 tem início às 7h da oração do Angelus com o Papa Francisco. A transmissão em tempo real será feita pelo canal do Youtube da Pastoral Familiar Nacional.  Às 9h as famílias são convocadas a demonstrar publicamente sua fé por meio da recitação do terço em frente à Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Logo após este momento, a partir das 10h será realizada a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Aparecido Donizetti

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: