Após 6 anos de trabalho na Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar é empossado arcebispo de Santa Maria

17/08/2021

Foi realizada no último final de semana, 14 e 15 de agosto, a posse canônica de Dom Leomar Brustolin como o segundo Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, substituindo dom Hélio Adelar Rubert que teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco.

A cerimônia, que contou com a presença de Dom Jaime Spengler, Dom Aparecido Donizeti, Dom Adilson Pedro Busin e Dom Darley Kummer, representando a sinodalidade e fraternidade diante da nova missão recebida por Dom Leomar, aconteceu na Basílica Santuário Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, em Santa Maria.

A celebração iniciou com a procissão de inúmeros bispos do Rio Grande do Sul e alguns de fora do Estado, além do clero da Arquidiocese de Santa Maria e alguns presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Porto Alegre. Em seguida, Dom Hélio saudou os presentes e realizou a passagem do Báculo, como sinal da mudança do governo daquela Igreja local. Em sua primeira homilia, o novo arcebispo expressou sua expectativa e apresentou seu projeto que "terá o Cristo como primeiro", como definiu Dom Leomar.

"Para vós sou bispo, convosco sou Cristão"

Valendo-se das palavras de Santo Agostinho ao povo de Hipona, Dom Leomar falou sobre sua disposição em trabalhar pelo povo da Arquidiocese de Santa Maria fortalecendo o testemunho, a comunhão e o serviço, ensinando, santificando e governando, tendo o Cristo como primeiro. "É fácil comungar, difícil é se tornar Eucaristia. Somos chamados à sinodalidade, a caminharmos juntos", destacou ele na celebração em honra à Assunção de Nossa Senhora.

No sábado, véspera de sua posse, Dom Leomar presidiu celebração especial em memória da tragédia ocorrida na Boate Kiss, em 2013, quando 242 vidas foram perdidas. Ao final, grande parte das pessoas presentes se dirigiram ao local em silêncio e lá fizeram uma oração.



As palavras do novo arcebispo

Dom Leomar Brustolin iniciou sua homilia com a saudação a todos os bispos presentes, amigos, familiares, povo e clero de Porto Alegre e Santa Maria e todas as pessoas presentes na celebração e que acompanharam pelas redes sociais.

"Estamos dispostos a colaborar com a sociedade para resgatar os valores que humanizam e trabalhar juntos por uma autêntica amizade social", afirmou o arcebispo no começo de sua fala.

"Celebramos hoje a Solenidade da Assunção da Virgem Maria. No Evangelho de São Lucas, percebe-se como em Maria Deus escolhe e eleva os humildes ao mais alto grau. Nesta festa se concilia de forma perfeita o que poderia parecer paradoxal, a humildade e o triunfo, a modéstia e a elevação, a pequenez e a grandeza. Assim Maria nos educa para sermos humildes servidores do Senhor", apontou ele.

"Neste 15 de agosto também celebramos os 111 anos da criação da Diocese de Santa Maria. O Santo Padre Francisco olhou para a porção do povo de Deus e me designou para exercer aqui o múnus episcopal. Este chão é marcado por etnias diferentes, encontro de culturas, universitários, militares, trabalhadores e tantas atividades. Eu aqui vim para servir em nome de Jesus, acolho todas as alegrias e esperanças e recolho em prece todas as preocupações e tristezas desta região", destacou Dom Leomar, lembrando também a tragédia da Boate Kiss, em janeiro de 2013.

Para o seu pastoreio na Arquidiocese, em comunhão com o clero e com o Povo de Deus, ele afirmou que neste caminho "será preciso fortalecer o testemunho, a comunhão e o serviço” e seguiu realçando que “precisamos não somente comungar, mas nos tornarmos seres eucarísticos."

"Governar para o cristão só pode ser compreendido como serviço. Servir é o verbo mais eloquente para traduzir a vida de Jesus que passou por este mundo fazendo o bem. Ele serviu sem reservas a ponto de ser crucificado para realizar o maior serviço de todos: salvar a humanidade. Por isso, queremos ser uma Igreja samaritana, capaz de ver os caídos a beira do caminho, sem se desviar deles, sem desculpas ou justificativas. De minha parte assumo pessoalmente o que escreveu São Jerônimo: 'A glória do bispo é ajudar as necessidades dos pobres'."

Dom Leomar conclui sua homilia pedindo a intercessão de Santa Maria e se dirigindo ao clero e ao povo de Santa Maria: "enfrentemos juntos os dias luminosos e as noites escuras que virão. Juntos, seremos felizes pois caminharemos unidos, sinodalmente, nas estradas do Senhor. Aqui estou, povo de Deus da Arquidiocese de Santa Maria, sou cristão convosco e para vós eu sou o vosso bispo."



Autor:
Texto: Juliano Rigatti (Ascom) Fotos: Nelson Pereira, Victoria Holzbach e Ronald Mendes

Fonte:
Ascom Arquipoa e Regional Sul 3

Tags: