Arcebispo Dom Jaime Spengler celebra 11 anos de ordenação episcopal

05/02/2022

Arcebispo Dom Jaime Spengler celebra 11 anos de ordenação episcopal

 

O arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler comemora no dia 05 de fevereiro o aniversário de 11 anos de sua ordenação episcopal, que foi celebrada no município de Gaspar (SC), terra natal de Dom Jaime. O núncio apostólico no Brasil à época, dom Lorenzo Baldisseri, foi o ordenante, juntamente com o hoje arcebispo emérito dom Dadeus Grings e dom Leonardo Steiner, atual arcebispo de Manaus (AM).

Quase 30 bispos e mais de 50 sacerdotes participaram da celebração. Dom Jaime Spengler foi ordenado na mesma igreja em que foi batizado, recebeu a Primeira Eucaristia, foi crismado e ordenado presbítero no ano de 1990.

A primeira missão de Dom Jaime como bispo auxiliar foi à designação como vigário episcopal do Vicariato de Gravataí. No dia 13 de março de 2011 dom Jaime foi apresentado ao Vicariato de Gravataí e a missa de posse ocorreu na paróquia Nossa Senhora dos Anjos. Neste período Dom Jaime residiu no seminário São José, em Gravataí.

Arquidiocese de Porto Alegre marca presença

A arquidiocese de Porto Alegre marcou presença da ordenação do seu novo bispo auxiliar. Além do arcebispo emérito, dom Dadeus Grings, estavam presentes dom Remídio Bohn (1950-2018), então vigário episcopal do Vicariato de Guaíba, e o monsenhor Agenor Girardi (1952-2018), que na ocasião havia sido escolhido como bispo auxiliar de Porto Alegre e foi ordenado no dia 25 de março de 2011, em Francisco Beltrão (PR).

Os padres Gustavo Batista, Kauê Antoniolli Pires e Lucas Matheus Mendes, então seminaristas da Arquidiocese, foram os acólitos da celebração. Vários sacerdotes da arquidiocese participaram da ordenação episcopal de Dom Jaime Spengler em Gaspar (SC).

Dom Jaime Spengler foi escolhido como arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre no dia 18 de setembro de 2013 após o Papa Francisco aceitar a renúncia de dom Dadeus Grings, que já havia completado 75 anos. A posse de dom Jaime ocorreu no dia 15 de novembro de 2013 na Catedral Metropolitana.



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: