Arcebispo Dom Jaime Spengler celebra a Semana Santa na Catedral Metropolitana Mãe de Deus

13/04/2022

Arcebispo Dom Jaime Spengler celebra a Semana Santa  na Catedral Metropolitana Mãe de Deus

A Igreja Católica inicia nesta quinta-feira a celebração da Semana Santa com as portas abertas de todas as comunidades paroquiais aos seus fiéis. Depois de dois anos de restrições em razão do Covid-19 - no ano de 2020 as Igrejas foram fechadas por determinação das autoridades públicas e no ano de 2021 a capacidade das paróquias estava restrita a 30 lugares - em 2022 os templos estão autorizados a receber os católicos em sua plena capacidade seguindo as orientações previamente divulgadas sobre o tema. 

 

Na Arquidiocese de Porto Alegre, o arcebispo Dom Jaime Spengler irá celebrar o Tríduo Pascal na Catedral Metropolitana Mãe de Deus. Na quinta-feira, às 19h; na sexta-feira Santa às 15h; e na Vigília Pascal às 19h. 

 

Na quinta-feira, às 9h, na Catedral Metropolitana, acontece a Missa dos Santos Óleos, em que se abençoa o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. Também é ocasião para a renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de "Missa da Unidade”. Todo o clero, religiosas, religiosos e os fiéis são convidados a estar presentes.

 

Os bispos auxiliares celebram o Tríduo Pascal nas comunidades da Arquidiocese. Dom Aparecido Donizeti na capela Menino Jesus de Praga, em Cachoeirinha. Dom Adilson Pedro Busin estará na Quinta-feira e Sexta-feira Santa na paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro Humaitá. No Sábado, em Esteio, na paróquia Imaculado Coração de Maria. Dom Darley José Kummer preside a Missa da Ceia do Senhor na paróquia Divina Misericórdia, no bairro Rubem Berta. Na sexta-feira Santa, na capela Santo Expedito, também no bairro Rubem Berta. No sábado santo a Liturgia da Vigília Pascal será presidida por Dom Darley na capela Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Parque dos Maias. 

 

No Tríduo Pascal está o centro da fé católica, a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Portanto, apesar de estar dividida em três dias, trata-se de uma única celebração. 

 

Quinta-feira Santa

Nesta noite a Igreja faz memória da última ceia do Senhor. Jesus antes de se entregar aos Judeus para ser morto na Cruz, faz a última refeição com os 12 Apóstolos, quando institui os sacramentos da Eucaristia e da Ordem. A Liturgia também é conhecida como “Missa do Lava-pés”. No Evangelho de São João narra-se a passagem em que Jesus lava os pés dos 12 apóstolos, justamente na última ceia. 

 

Sexta-feira Santa

Celebrada em todas as Igrejas às 15h, a Liturgia narra o caminho de Jesus até o Calvário onde é crucificado e morre na cruz. Dia de sobriedade, em que a Igreja pede uma celebração mais silenciosa. Também é dia de Jejum e abstinência de carne. 

 

No final da tarde de sexta-feira, na área central de Porto Alegre, acontecerá a procissão do Encontro, a partir das 18h. A imagem do Senhor morto – carregada pelos homens – deixará a paróquia Nossa Senhora da Conceição, na avenida Independência, em direção à Catedral Metropolitana Mãe de Deus.  

 

As mulheres levam a imagem de Nossa Senhora das Dores, saindo da igreja que leva o mesmo nome, a partir da rua dos Andradas, até a Catedral Mãe de Deus. Durante a caminhada medita-se os mistérios do Santo Terço. Há dois anos a procissão não acontecia em razão das restrições do Covid-19.

 

Sábado Santo

 

A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus.  Na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma Liturgia de véspera ou vigília. O Sábado Santo é celebrado ao escurecer do dia, à noite. É comum crianças e adultos serem batizados nesta celebração, quando todos os fiéis renovam as promessas do Batismo. 

 

Agenda dos bispos da Arquidiocese de Porto Alegre no Tríduo Pascal

 

Dom Jaime Spengler

 

Quinta-feira - Catedral Metropolitana Mãe de Deus - Missa dos Santos Óleos - 9h

Quinta-feira - Catedral Metropolitana Mãe de Deus (19h)

Sexta-feira - Catedral Metropolitana Mãe de Deus (15h)

Sábado - Catedral Metropolitana Mãe de Deus (19h)

 

Dom Aparecido Donizeti

 

Quinta-feira - Catedral Metropolitana Mãe de Deus - Missa dos Santos Óleos - 9h

Quinta-feira - comunidade Menino Jesus de Praga - Cachoeirinha

Sexta-feira - comunidade Menino Jesus de Praga - Cachoeirinha

Sábado - comunidade Menino Jesus de Praga - Cachoeirinha

 

Dom Adilson Pedro Busin

 

Quinta-feira - Catedral Metropolitana Mãe de Deus - Missa dos Santos Óleos - 9h

Quinta-feira - paróquia São Miguel Arcanjo - Porto Alegre

Sexta-feira - paróquia São Miguel Arcanjo - Porto Alegre

Sábado - paróquia Imaculado Coração de Maria - Esteio

 

Dom Darley José Kummer 

 

Quinta-feira - Catedral Metropolitana Mãe de Deus - Missa dos Santos Óleos - 9h

Quinta-feira - paróquia Divina Misericórdia - Porto Alegre

Sexta-feira - paróquia Santo Expedito - Porto Alegre

Sábado - paróquia Nossa Senhora de Guadalupe - Porto Alegre

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: