Arcebispo Dom Jaime Spengler embarca neste sábado para o Vaticano

29/04/2022

Arcebispo Dom Jaime Spengler embarca neste sábado para o Vaticano

O arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler embarca neste sábado (30) para o Vaticano na visita ao Papa Francisco conhecida como “Visita ad limina Apostolorum” acompanhado dos bispos auxiliares da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Adilson Pedro Busin e Dom Darley José Kummer. Fazem parte da comitiva ainda três arcebispos - além de Dom Jaime - mais 13 bispos, três bispos eméritos e o Pe. Silvio Jorge Mazzarolo, administrador diocesano de Cruz Alta. O Regional Sul 3 da CNBB - Rio Grande do Sul - é o primeiro a abrir a agenda de visitas no ano de 2022. 

 

Essa peregrinação a Roma, que acontece a cada cinco anos, é denominada de “Visita ad limina Apostolorum”, que significa no liminar, na soleira, nos limites ou estradas das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo. Segundo a tradição, os bispos diocesanos visitam os sepulcros dos Apóstolos conservados na Cidade de Roma. O ponto alto da visita é o encontro com o Santo Padre. Os bispos também têm reuniões nos vários Dicastérios da Santa Sé.

 

No encontro com o Pontífice, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. A visita ad Limina, para as Igrejas diocesanas é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma. 

 

A visita ad limina será a primeira de Dom Jaime Spengler como arcebispo de Porto Alegre, posição que ocupa desde novembro de 2013. A última vez que os bispos gaúchos participaram deste encontro foi em 2009, ainda com o Papa Emérito Bento XVI. A viagem estava marcada inicialmente para 21 a 30 de março de 2020, cancelada em virtude da pandemia do Covid-19.

 

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: