Arcebispo Dom Jaime Spengler recebe visita do governador Ranolfo Vieira Jr

28/04/2022

Arcebispo Dom Jaime Spengler recebe visita do governador  Ranolfo Vieira Jr

O arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler recebeu no final da tarde desta quinta-feira (28) a visita do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Jr. Participaram do encontro os bispos auxiliares da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Aparecido Donizeti, Dom Adilson Pedro Busin e Dom Darley José Kummer.  O encontro aconteceu na Cúria Metropolitana, no Centro de Porto Alegre, e durou cerca de 45 minutos.

 

O governador Ranolfo Vieira Jr, que completa no início de maio um mês no cargo, após a renúncia de Eduardo Leite, destacou o caráter institucional de sua visita. Católico, pai de três filhos e casado há 26 anos, o chefe do Poder Executivo do Rio Grande do Sul abordou temas como a situação política do Estado, do País bem como o enfrentamento da Pandemia. 

 

 

O arcebispo Dom Jaime Spengler salientou a necessidade do diálogo e da tolerância na política, mencionando a transição respeitosa e a continuidade do trabalho da atual gestão em relação ao ex-governador José Ivo Sartori. Na área social, Dom Jaime Spengler destacou o trabalho da Igreja Católica no enfrentamento das consequências da Pandemia, especialmente em relação as populações mais frágeis.

 

 

“Precisamos olhar para diferentes realidades que estão ao nosso redor. A Igreja atende tantos, como o projeto na Restinga, os moradores de rua, em que temos a Fraternidade O Caminho. Mas nos preocupa a questão da drogadição, como enfrentada recentemente na Vila Cruzeiro. Esta parceria com o Estado é fundamental para enfretar tantos desafios”, ponderou Dom Jaime Spengler.

 

 

Confira neste link reportagem sobre o trabalho da Arquidiocese de Porto Alegre no ano de 2021. 

https://www.arquipoa.com/noticias/arquidiocese-divulga-balanco-de-projetos-da-area-social-do-ano-de-2021 

 

Residente em Esteio, o governador do Estado relembrou sua relação com a paróquia Imaculado Coração de Maria, onde foi batizado e crismado. Também recordou um período difícil de sua vida quando foi baleado e permaneceu dez dias internado na UTI. À época, Ranolfo era servidor da Polícia Civil. “Jamais esquecerei a figura do padre André Carbonera. Ele me visitou todos os dias. Aquilo me trouxe uma paz espiritual”, disse.

 

Para terminar o encontro, o arcebispo apresentou o interior da Cúria ao governador, contando um pouco de sua história de mais de 130 anos e o convidando para em uma próxima ocasião visitar os espaços da sede da Arquidiocese de Porto Alegre.



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: