05/05/2025
A Área Pastoral de Camaquã, pertencente ao Vicariato de Guaíba, promoveu, no sábado, 03, uma formação voltada aos membros dos Conselhos de Pastoral Paroquial (CPP) e Conselho de Assuntos Econômicos (CAE). O encontro teve como foco a administração paroquial e a promoção de uma convivência harmoniosa e equilibrada nas comunidades.
A atividade contou com a assessoria de Sérgio Abertagnoli, da administração da Cúria Metropolitana, que conduziu reflexões sobre a gestão respeitosa e transparente dos bens eclesiais, a responsabilidade dos conselhos, e a importância de que todos os recursos estejam devidamente vinculados às contas da Mitra Arquidiocesana. Também foi reforçado que o pároco é o representante legal das comunidades paroquiais.
Padre Gerson Schmidt destacou a relevância do momento: “Estamos aqui para tratar de assuntos financeiros e administrativos, aprofundando com nossos conselheiros a importância da formação laical, que é uma prioridade da Arquidiocese de Porto Alegre. Esse protagonismo dos leigos é essencial para uma Igreja em comunhão, em missão e sinodal. Que possamos sempre caminhar juntos.”
O encontro reafirmou o compromisso da Área Pastoral com a corresponsabilidade, a comunhão e a formação contínua dos agentes leigos, pilares fundamentais para a vida e a missão da Igreja.