Arquidiocese celebra em agosto a ordenação de novos diáconos permanentes

12/08/2021

A Arquidiocese de Porto Alegre celebra na segunda quinzena de agosto, a ordenação diaconal de Jorge Jacoby e João Antônio Fagundes, respectivamente, nos dias 22, às 15h, e 28, às 19h. Jorge Jacoby, da Paróquia São Jorge, de Porto Alegre, é casado há 38 anos e pai de 3 filhos. João Antônio Fagundes é casado há 30 anos, pai de 3 filhos e atua na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Canoas.

Jorge auxilia a Igreja, ao lado da esposa, Ministra Consagrada, há muito anos. E, recentemente, foi-lhe apresentada a possibilidade de servir também como diácono. “É uma grande graça. Alimentamos o corpo com o apoio social e, agora, podemos também levar a Palavra e alimentar o espírito, a tantos que necessitam”, reflete.

Para João, que vem de uma família católica, e sempre participou de diversos Movimentos e Grupos da Igreja, o sonho de também servir à Igreja por meio do diaconato permanente nasceu ao ver a atuação de outros diáconos. “Assim como minha família, a Igreja e a Palavra sempre estiveram presentes na minha vida. Agora, como diácono permanente, me é dada a oportunidade de ampliar a minha contribuição como cristão”, observa.

Veja abaixo como acompanhar pela internet as ordenações dos próximos diáconos permanentes da Arquidiocese de Porto Alegre:

Ordenação de Jorge Jacoby
Dia 22/08, às 15h
Transmissão pelo Facebook da Paróquia São Jorge

Ordenação de João Antônio Fagundes
Dia 28/08, às 19h
Transmissão pelo Facebook da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Diaconato permanente

O diaconato permanente é o primeiro grau do Sacramento da Ordem (o segundo grau é o presbítero e o terceiro é o bispo), ministério que está presente na Igreja desde os seus primórdios. Sete homens “de boa reputação, repletos do Espírito de sabedoria” (At 6,1-6), foram escolhidos para serem os primeiros diáconos. As primeiras orientações sobre a formação dos diáconos e sobre o estatuto jurídico foram propostas por São Paulo VI, em 1967, e, posteriormente, retomadas pelo Código de Direito Canônico, em 1983.

A Arquidiocese de Porto Alegre possui uma escola de formação, a Escola Diaconal São Lourenço. A direção da escola é constituída pelo padre José Loinir Flach e pelos professores Geraldo Borges Hackmann, Rafael Martins e Eduardo Pretto Moesch. Para iniciarem esta formação, os interessados precisam da indicação do Conselho Paroquial de Pastoral e do seu pároco.

Para mais informações sobre a formação, enviar e-mail para o diácono Walter Júnior, walterbranchiers@gmail.com ou para o celular (Whatsapp) 51-98101-5485.

”Louvamos a Deus pela disponibilidade ao chamado de Deus, o processo de formação e discernimento vocacional na configuração a Jesus Cristo, servo e pastor. Rezemos para que surjam mais servos para o anúncio da Palavra, a celebração dos sacramentos e a caridade eclesial", destaca padre Flach.



Autor:
Patricia Damaceno (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: