Arquidiocese de Porto Alegre realiza Procissão do Encontro na Sexta-feira Santa

31/03/2026

Arquidiocese de Porto Alegre realiza Procissão do Encontro na Sexta-feira Santa

Um dos momentos mais expressivos da programação da Semana Santa na Arquidiocese de Porto Alegre será a tradicional Procissão do Encontro, realizada na noite da Sexta-feira Santa, 3 de abril, no Centro Histórico da Capital.

 

A partir das 18h, dois cortejos sairão simultaneamente em direção à Catedral Metropolitana Mãe de Deus. A Procissão de Nosso Senhor Morto partirá da Igreja Nossa Senhora da Conceição, enquanto a Procissão de Nossa Senhora das Dores sairá da Basílica Nossa Senhora das Dores.

 

O encontro das imagens está previsto para as 18h30, em frente à Catedral, reunindo fiéis em um dos ritos mais comoventes da tradição cristã.

 

Segundo o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Cardeal Spengler, “a procissão do encontro é o encontro da imagem de Nossa Senhora das Dores com a imagem do Filho amado morto”, expressando de forma simbólica a dor de Maria diante da morte de Jesus.

 

Após o encontro, os fiéis poderão participar de momentos de oração, pregação e confissões, reforçando o caráter espiritual e penitencial da data. Em caso de chuva, a programação será realizada no interior da Catedral.

 

A Procissão do Encontro recorda simbolicamente o momento em que Maria encontra seu Filho, sendo uma das mais fortes expressões da fé e da piedade popular vividas durante a Sexta-feira Santa.

 

O arcebispo também convida os fiéis a participarem intensamente da celebração: “Participemos deste momento sublime e de piedade, manifestando a nossa fé no evento da redenção de todo o gênero humano”.

 



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: