Arquidiocese presente no Seminário Regional de Liturgia

30/06/2022

Arquidiocese presente no Seminário Regional de Liturgia

Nos dias 24, 25 e 26 de junho aconteceu no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis, na Serra Gaúcha, depois de dois anos sem evento presencial, o Seminário Regional de Liturgia, organizado pelo Setor Liturgia da CNBB Sul 3. Representaram a Arquidiocese de Porto Alegre os leigos João Pokorski e Paulo Israel, do Vicariato de Guaíba; Maribel e Altair Canova, do Vicariato de Canoas; e Marcelo Mito, coordenador da nossa Comissão Arquidiocesana de Liturgia.

 

O Seminário Regional teve como tema: "Rito e Ritualidade: desafios em tempos de espetacularização da liturgia". Entre os assessores do encontro esteve no seminário o Pe. Gustavo Haas, diretor da Faculdade de Teologia da PUCRS e pároco na paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, em Porto Alegre.  Participaram também o Pe. Marlon Ramos, da diocese de Osório, e a Ir. Angela Soldera,  da congregação das  Irmãs de Jesus Bom Pastor.

 

O encontro reuniu cordenadores diocesanos, paroquiais e agentes da pastoral litúrgica e da catequese, professores de liturgia e sacramentos, bispos, presbíteros, religiosos, diáconos e seminaristas. O Pe. Luciano Massullo, que coordena o Setor Liturgia no Estado, explica que o objetivo do Seminário é proporcionar formação às coordenações diocesanas de liturgia, para que depois possa ser replicado em cada Igreja Local, nas paróquias e comunidades. 

 

“Vivemos um período conturbado na vida litúrgica da Igreja, com o avanço de um jeito de celebrar que remonta ao período pré Concílio Vaticano II e o crescimento disso entre os jovens. Por isso a ideia é trabalhar e refletir sobre isso, a nova eclesiologia e a liturgia apresentada pelo Concílio Vaticano II. Não podemos viver a Igreja dos dias de hoje com a liturgia dos dias de ontem”, destaca o coordenador, que é pároco da paróquia São Pedro, na capital.



Autor:
Ascom e Comunicação Regional Sul 3 CNBB

Tags: