As alegrias e angústias do povo brasileiro são assumidas pelos bispos do Brasil

05/09/2022

As alegrias e angústias do povo brasileiro são assumidas pelos bispos do Brasil

A última coletiva de imprensa da 59° Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contou com a participação dos membros da presidência da CNBB. Na ocasião, eles fizeram um balanço geral dos trabalhos realizados ao longo da semana e apresentaram a mensagem ao povo de Deus, divulgada na manhã de sexta-feira, 2 de setembro.

 

Na ocasião, o arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, destacou que Assembleia é uma experiência muito bonita de colegialidade. “Acompanhar os bispos, provenientes de várias realidades diferentes, rezando, discutindo. O que conseguimos, eu creio, que é obra de Deus. O desejo de cada um colaborar é imensa”, ressaltou.

 

Nesse sentido, dom Jaime falou sobre a “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro sobre o momento atual”, aprovadas pelos bispos e divulgada na sexta-feira, 2 de setembro, na parte da manhã. “Optamos por divulgar uma mensagem ao nosso povo. Um texto sobre esse momento que estamos vivendo que é desafiador”.

 

“O que nos move é o Evangelho. As alegrias, as angústias de nosso povo são as nossas. E os bispos trazem isso muito presente diante dos olhos e do coração”, enfatizou.

 

Dom Jaime salientou que a fé traz para os bispos exigências éticas que se traduzem em compaixão e solidariedade e encontram inspiração no Evangelho de Jesus Cristo. Na sequência, o arcebispo destacou os principais eixos da mensagem: família, cuidado com a Casa Comum, com os pobres, a vida, democracia.

 

“Um dos outros aspectos que vale a pena destacar é que a Igreja é advogada da justiça e dos pobres. Por outro lado, a igreja não se identifica com nenhum partido político, mas não se retira das exigências das atividades políticas. O bem comum é aquilo que deve ocupar todos os cidadãos”, disse.

 

“A fome é criminosa”

 

Na mensagem, dom Jaime salientou que o episcopado reconhece que o Brasil está vivendo um tempo difícil. Essa dificuldade, segundo o primeiro vice-presidente da CNBB, marca a vida do povo brasileiro e tem raízes profundas, históricas.

 

“Constatamos o descuido com a Casa Comum, a violência latente e crescente entre nós e certamente potencializada pela flexibilização do porte de armas, que não promove o bom convívio entre as pessoas”, disse.

 

A mensagem também traz aspectos sobre o desemprego e a exigência do acesso à educação com qualidade. “É uma exigência, um desafio, uma necessidade”, disse.

 

Conforme o arcebispo de Porto Alegre esses aspectos trazem certamente um desafio com um futuro próximo da nação e que, a fome, é certamente o desafio maior. O bispo, fazendo eco à mensagem aprovada, disse que a fome se apresenta criminosa num país como o Brasil que produz tantos alimentos. “Nós conclamamos o nosso povo, com consciência, para que se aproximem do próximo pleito escolhendo candidatos que apresentem projetos com o cuidado com a casa Comum, a defesa da família e da vida”.

 

Por fim, dom Jaime finalizou seu discurso citando uma fala do Papa Francisco que fala sobre a necessidade de promover o amor político com os mais necessitados. “Precisamos de homens e mulheres capazes de desfrutar desse amor político para que todos possam ter vida plena”, finalizou.

 

Com informações da CNBB



Autor:
ASCOM com informações da CNBB

Tags: