Assembleia de Bispos do RS acontece no formato online

09/06/2021

Na última terça-feira (8) iniciou no ambiente virtual os encontros dos arce/bispos do Rio Grande do Sul, alternativa encontrada para seguir a animação pastoral e a articulação da Igreja desde março do ano passado. Em 2020, entretanto, o contexto era ainda mais incerto e poucos estavam adaptados a este novo espaço, motivos pelos quais o Regional Sul 3 optou – assim como a CNBB – pelo cancelamento de sua assembleia. O encontro online será ampliado no final desta semana, nos dias 10 e 11, com a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora (ARAE), portanto precedida pelos encontros do Conselho Episcopal Regional (CONSER) e pelo encontro dos arce/bispos com os superiores e as superioras Provinciais dos Religiosos e Religiosas no Rio Grande do Sul (CRB/RS).

O tema escolhido para a ARAE deste ano é “Comunidades Eclesiais Missionárias”, conforme a motivação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). Padre Marcus Barbosa, assessor da CNBB, apresentará o assunto e ajudará na reflexão e construção de apontamentos práticos para a Igreja no Rio Grande do Sul.

Durante os dois dias de assembleia, os participantes serão provocados a refletir justamente sobre a formação de discípulos missionários, a partir da partilha de experiências já existentes e da identificação de novos caminhos possíveis. Outro ponto da pauta do encontro é a partilha das dificuldades, desafios e sonhos dos organismos e das pastorais no Regional.

Propósito

A Secretária Executiva do Regional, Sandra Zambon, fala sobre a escolha do tema e aponta que “O horizonte da ação evangelizadora é o Reino de Deus. Por meio das comunidades eclesiais missionárias, continuaremos a ser o fermento do Reino de Deus no Rio Grande do Sul”.

Para ela, a assembleia, além de ser espaço para a reflexão e aprofundamento do tema, possibilita um momento para avaliar a caminhada da Igreja do Rio Grande do Sul e celebrar a cultura do encontro mesmo que virtualmente, inaugurando esse novo tempo irmanados na fé. “É um convite a renovarmos nosso ardor pelo projeto de Jesus Cristo em meio a tantas situações de dor, sem perder o encantamento”, destaca Sandra.

A história dos quase 60 anos do Regional Sul 3, o magistério do Papa Francisco, as declarações do Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) norteiam essa caminhada. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Rio Grande do Sul respondem com generosidade à missão confiada; refletem a identidade como Regional Sul 3 na mudança de época em que vivemos e na qual estão presentes as dezoito dioceses.

A Secretária Executiva ressalta ainda a importância de um olhar atento à realidade, para que seja possível compreender o que Deus quer de nós nesse cenário que estamos vivendo. Segundo ela, para responder aos sinais dos tempos, é preciso “um escutar o outro e todos escutar o Espírito Santo, conforme nos orienta Papa Francisco. Na fraternidade entre nós, na força da fé no Ressuscitado, na graça que vem do Espírito, sentimos o quanto precisamos estar fortalecidos pela comunhão fraterna e pela sinodalidade”, reforça a Secretária Executiva.

Dom José Gislon, presidente do Regional Sul 3, também acredita que a Assembleia será oportunidade para confirmar a caminhada conjunta e renovar a comunhão fraterna para o bem do povo ao qual a Igreja é enviada. “Que esta Assembleia nos fortaleça e seja para todos os seus participantes experiência viva e revigoradora de comunhão eclesial e de entusiasmo para a Evangelização em nosso Regional”, deseja dom Gislon.

”Serão mais de cem pessoas no ambiente online, entre arce/bispos, pastorais, serviços, movimentos, organismos, neste espaço onde poderemos honrar o passado, celebrar o presente, agradecer por este momento e pensar como construiremos o futuro”, conclui Sandra.



Autor:
Patricia (Ascom)

Fonte:
Regional Sul 3 CNBB

Tags: