Assembleia do Clero 2022 tem início nesta quinta-feira

03/11/2022

Assembleia do Clero 2022 tem início nesta  quinta-feira

A Arquidiocese de Porto Alegre promove a partir de hoje – 03 de novembro – e nas próximas duas quintas-feiras a Assembleia do Clero 2022. No primeiro encontro as reuniões serão realizadas por áreas dentro dos vicariatos. No dia 10 de novembro cada vicariato se reunirá assessorado pelo seu bispo referencial, e no dia 17 acontece o encontro arquidiocesano no Seminário São José, em Gravataí. 

 

No primeiro dia de Assembleia, os participantes terão a oportunidade de meditar sobre o tema “Sinodalidade na Igreja Particular”, a partir da reflexão proposta pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado. Cada área pastoral deverá responder a uma série de perguntas a partir de documentos apresentados na Assembleia de 2021 para ser debatido no encontro do dia 10. Outro item que será trazido para a Assembleia é o papel do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), como foco na sua finalidade e missão.

 

No segundo dia de Assembleia, que acontece no dia 10 de novembro nos quatro vicariatos, será realizada uma avaliação pelos participantes dos resultados dos compromissos assumidos para 2022, com enfoque no processo sinodal dentro do vicariato específico. Nesta etapa para assembleia temas gerais dos vicariatos serão debatidos bem como a programação de eventos para 2023.

 

No último dia de Assembleia, que acontece em 17 de novembro, no Seminário São José, em Gravataí, o encontro vai abordar o tema das Comunidades Eclesiais Missionárias, acrescentando o Ano Vocacional de 2023, bem como a necessidade de formações em diversas áreas da Igreja, além da avaliação do projeto Revisitando as Fontes. 

 

A Assembleia do Clero terá um momento para abordar a caminhada de diferentes pastorais da Arquidiocese, o atual momento dos ministérios e serviços, a programação de 2023 do Ano Vocacional, a necessidade de continuar o processo de caminhada sinodal, entre outros temas que serão tratados pelos bispos, presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Porto Alegre. 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: