Assembleia Geral da CNBB inicia na segunda-feira (12)

08/04/2021

Inicia na próxima segunda-feira (12), a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no formato online, até o sábado (16). Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembleia é o órgão supremo da CNBB e “a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”.

A Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de “Perguntas e Respostas”. 

Na série, a Ascom CNBB buscou responder a um conjunto de perguntas específicas sobre “Como será a realização da Assembleia Geral deste ano? O que é a Assembleia Geral da CNBB? Quem participa? Qual o tema central e outros temas a serem debatidos pelos bispos? Como será feita a cobertura jornalística?”. O material apresenta também o histórico das Assembleias Gerais do episcopado.

Acesse o documento com “Perguntas e Respostas sobre a 58ª AGCNBB” aqui.

Membros

O encontro reúne todos os membros da CNBB, e são membros a partir da posse no ofício e enquanto ocupam: os bispos diocesanos; os bispos auxiliares; os bispos titulares e os prelados das Igrejas orientais católicas. De acordo com levantamento da Secretaria Técnica da CNBB, atualizado em 7 de abril de 2021, atualmente a Igreja no Brasil conta com 309 bispos na ativa, os quais são membros da Conferência.

A soma de bispos na ativa é de 309 e o número de bispos eméritos, aqueles que tiveram renúncia aceita pelo Papa, é de 166. Portanto o total de bispos no Brasil é de 475 prelados.



Fonte:
CNBB

Tags: