Assista a mensagem de Dom Adilson para o Mês Missionário

01/10/2020

O bispo referencial para a Ação Missionária e bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin, envia a sua mensagem para o Mês Missionário. Este período é organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) que têm a responsabilidade de preparar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).


Mesmo vivendo um tempo diferente, em que o mundo passa por uma pandemia que mudou nossas relações, a Campanha Missionária em 2020 quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária. O tema escolhido “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) irão nos ajudar no crescimento da consciência missionária.


Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. O Papa Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração” (Alegria do Evangelho, 27).


Nós cristãos somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões. Jesus de Nazaré definiu sua ação no mundo como o Divino Cuidador: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo10,10). Esse também deve ser o compromisso de todos os missionários e missionárias, pois a vida é missão.


A vida é o bem fundamental e básico em relação a todos os demais bens e valores da pessoa. Para a ética, a vida é um bem, mais que um valor. Deus, ao contemplar a criação, “viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).


Todo missionário é convidado a educar o olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo, saber contemplar o belo, como fazia São Francisco de Assis, encantando-se com as criaturas presentes pelo caminho.


Oração do Mês Missionário


Deus Pai, Filho e Espírito Santo,

fonte transbordante da missão,

Ajuda-nos a compreender

que a vida é missão,

dom e compromisso.

Que Maria, nossa intercessora

na cidade, no campo,

na Amazônia e em toda parte,

ajude, cada um de nós,

a ser testemunhas proféticas

do Evangelho,

numa Igreja sinodal

e em estado permanente

de missão.

Eis-me aqui, Senhor, envia-me!

Amém.


Novena Missionária


A Novena Missionária convida a mergulhar no tema da vida, vida que se faz missão em diferentes realidades do Brasil que tem presente tantas dores, feridas trazidas pela pandemia do Coronavírus. Cada um de nós aprendeu, sensíveis a essa experiência, a ser uma Igreja mais samaritana, sinodal em estado permanente de missão.


Para colaborar com a reflexão, a Novena Missionária reflete a vida e o testemunho dos diferentes sujeitos da missão que, com ousadia e a seu modo, pronunciam: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Durante os nove dias rezaremos o tema “A vida é missão” que se desdobra na vida missionária das famílias; dos seminaristas; da vida consagrada; da infância e adolescência missionária; dos ministros ordenados; da juventude; da Amazônia e dos idosos e enfermos.


Em cada dia da Novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a nossa vida na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, famílias, nas comunidades ou escolas.


A capa do livrinho também traz o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para a capa é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.


Áudios da Novena Missionária


Campanha Missionária deste ano, em parceria com a Rádio Aparecida, disponibiliza a todas as rádios do Brasil a novena missionária em áudios para podcast. A produção foi realizada a partir do material produzido pelas Pontifícias Obras Missionárias. Os áudios no formato podcast motivam a oração e a reflexão do tema “A vida é missão”.


O podcast da novena missionária pode ter livre reprodução nas rádios e mídias sociais, preservando sua qualidade técnica e informações de produção da Rádio Aparecida.


Conteúdos para baixar:

- Cartaz: http://www.pom.org.br/wp-content/uploads/2020/05/cartaz-cm2020.pdf

- Livro: http://www.pom.org.br/wp-content/uploads/2020/05/novena-missionaria-2020.pdf

- Áudios: http://www.pom.org.br/podcast-da-campanha-missionaria-disponivel-para-radio/

 

Assista a mensagem de Dom Adilson Pedro Busin para o Mês Missionário:


 




Tags: