Bispos avaliam primeiros dias da Assembleia Geral da CNBB

15/04/2024

Bispos avaliam primeiros dias da Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da CNBB acontece em Aparecida (SP) até o dia 19. O Rio Grande do Sul está representado por  17 bispos titulares – entre eles os quatro arcebispos, além de três bispos auxiliares, o administrador diocesano de Rio Grande e três bispos eméritos: dom Antonio Carlos Altieri, dom Alessandro Ruffinoni e dom Paulo Antônio De Conto, atualmente Administrador Apostólico de Cascavel (PR). Também participa o Pe. Rogério Alencar Ferraz de Andrade, Secretário Executivo do Regional Sul 3. Da Arquidiocese de Porto Alegre está presente o arcebispo e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler,  e os bispos auxiliares Dom Darley José Kummer, Dom Bertilo João Morsch e Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos. 

 

ESTREIA

 

Dom Odair Miguel participa pela primeira vez da Assembleia. Ordenado bispo em dezembro passado, ele destaca que a beleza da Assembleia Geral está especialmente na riqueza da partilha e da pauta prevista para discussão nas 28 sessões destes 10 dias. “Esse momento é de muita expectativa, um momento novo e rico de partilhas. Tendo conhecimento da agenda da 61ª Assembleia Geral, percebo assuntos de suma importância. Acredito que a Assembleia dará uma grande contribuição para a caminhada da Igreja do Brasil. Uma Igreja sinodal, aberta à escuta ao Espírito Santo, em dar uma resposta criativa ao momento presente, afirma dom Odair.

 

Nos dois primeiros dias, a 61ª AG CNBB propôs ao episcopado um retiro espiritual, ministrado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Durante a quarta e quinta-feira, os bispos brasileiros refletiram “O Caminho Sinodal” por meio de pregações, momentos de reflexão pessoal e também de confissão sacramental. 

 

Na sexta-feira (12), a pauta do encontro contemplou a apresentação das análises de conjuntura eclesial e social e, ainda, o início dos trabalhos de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, a partir da metodologia da conversação espiritual, ou “diálogo no Espírito”, através das mesas sinodais.

 

No sábado (13),  o arcebispo de Santa Maria, presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Brustolin,  que foi bispo auxiliar da Arqudiocese de Porto Alegre entre os anos de 2015 e 2021, presidiu a Celebração de Instituição do Ministério do Catequista, durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB. A celebração foi a primeira missa no Brasil na qual foram instituídos no ministério 19 catequistas representando todos os regionais da CNBB.

 

 

Com informações do Regional Sul 3 da CNBB



Autor:
Ascom

Tags: