Campanha da Fraternidade será lançada no próximo dia 22

15/02/2023

Campanha da Fraternidade será lançada no próximo dia 22

Em 2023, pela terceira vez na história das Campanhas da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). o tema é Fraternidade e Fome. Na Arquidiocese de Porto Alegre, o lançamento acontece no próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 14h, no auditório do Mensageiros da Caridade, em Porto Alegre. 

 

No evento será apresentado um relatório com dados sobre o atendimento de emergência às famílias prestado na Arquidiocese. O tema proposto pela CNBB “Fraternidade e Fome” será detalhado com o momento para explanação do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Ao longo do encontro serão realizados três painéis técnicos abordando incidência política, educação alimentar e acesso a alimentos sádios.

 

Conforme dados do Banco Mundial, o Rio Grande do Sul possui mais de 320 mil pessoas vivendo em situação de extrema pobreza sendo 145 mil na Região Metropolitana de Porto Alegre – território onde está inserida a Arquidiocese. O Brasil tem mais de 33 milhões de pessoas em situação de fome, de acordo com um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). O país retornou ao Mapa da Fome da ONU no ano passado, após uma década sem aparecer na lista.

 

Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido no território da Arquidiocese de Porto Alegre acessando o site https://caritasportoalegre.org/index.asp

 

Parceria para potencializar a campanha

 

Com o intuito de apoiar e ajudar a dar visibilidade aos apelos da Campanha da Fraternidade 2023, o Brasil Marista lança, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma página especial com materiais gratuitos com o objetivo de potencializar as iniciativas da campanha.

 

A iniciativa, articulada pela Província Marista Brasil Centro Sul (PMBCS), traz diversos subsídios, dentre eles um e-book direcionado à comunidade eclesial com roteiros para sete encontros nos quais além de aprofundamento na temática, há sugestões de gestos concretos.

 

Além de disponibilizar o e-book com roteiro de encontros focados nas paróquias, a iniciativa do Brasil Marista também traz um material destinado aos professores da Educação Básica. Produzido pela FTD Educação, o subsídio apresenta sugestões de projetos ligados à temática da Campanha da Fraternidade e que podem ser trabalhados de maneira interdisciplinar.

 

No ano passado, primeiro ano do projeto da página complementar à campanha, mais de 3 mil professores fizeram o download do material. Por fim, a página especial também traz peças variadas e editáveis para serem baixadas: são posts para as redes sociais, modelo de apresentação e até mesmo um flyer frente e verso com informações sobre a Campanha. Para conferir e baixar todos os materiais, acesse a página especial

 

Matérial em Áudio

Outra iniciativa que busca dar visibilidade para a CF 2023 é da fundação Nossa Senhora Aparecida – Rádio Aparecida em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizaram um rico material sonoro sobre a Campanha da Fraternidade 2023 cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

 

O material é composto por pílulas, spots, programetes e matérias jornalísticas que aprofundam o tema da fome no Brasil à luz da realidade e da doutrina da Igreja e do magistério do Papa Francisco sobre o tema e poderá ser usado pelas rádios católicas de todo o país, portais e redes sociais.

 

Para downloads:

O material poderá ser baixado do site de https://campanhas.cnbb.org.br/, na página da CNBB no Soundlcoud e aqui por meio link onde será possível ter acesso às pílulas, spots e programetes no link (aqui).

 

Com informações do portal da CNBB



Autor:
ASCOM com informações do portal da CNBB

Tags: