11/08/2025
O 9º Batalhão de Polícia Militar “Batalhão Voluntários da Pátria”, de Porto Alegre, celebrou, nesta segunda-feira, seu 70º aniversário com uma solenidade no salão nobre da Catedral Metropolitana. O evento reuniu autoridades civis, militares e eclesiásticas, e contou com momentos de emoção e reconhecimento.
Durante a cerimônia, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Cardeal Spengler, recebeu uma comenda como homenagem e destacou a importância do gesto. ”Este é um reconhecimento da parte da sociedade civil para aquilo que também nós, como Igreja, desenvolvemos junto às nossas comunidades. E eu admiro muito esses homens e mulheres que se dedicam à segurança da sociedade. Tempos desafiadores sempre existiram, mas certamente, nos dias atuais, eles merecem todo o nosso reconhecimento, apoio e gratidão”, afirmou.
A programação contou com a apresentação especial da Orquestra Jovem RS, sob regência do Maestro Telmo Paulo Jaconi, que encantou o público presente. Para ele, a iniciativa tem uma importância fundamental pela criação de oportunidades. “Talento, oportunidade e meios se unem para dar chance a jovens da periferia, de menor renda, que não têm acesso a essa vida. Aprender um instrumento pode abrir caminho para uma profissão e, mais ainda, para uma vida diferente. A música toca diretamente a sensibilidade. Eu sempre acredito que alguém que trabalha com a sensibilidade não comete barbaridades” destacou o Maestro, lembrando que o projeto, desenvolvido em parceria com o Pão dos Pobres, está com edital aberto para a entrada de 30 novos alunos, com idades entre 10 e 14 anos, sem pré-requisitos além da vontade e da necessidade de participar.
Ao final da solenidade, Dom Jaime deu a bênção ao batalhão pelo aniversário e a todos os presentes, encerrando o encontro em clima de gratidão e esperança.