Catequistas engajados no processo formativo do IVC

24/07/2023

Catequistas engajados no processo formativo do IVC

O mês de julho marcou mais um avanço na caminhada do projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC)  da Arquidiocese de Porto Alegre. No dia 15 de julho, na Paróquia São João Batista, em Porto Alegre, realizou-se o encontro de Formação com os Catequistas da catequese com Adultos e os Animadores das Comunidades Eclesiais Missionárias. No último sábado (22), foi a vez dos catequistas das Etapas: Batismo, Crisma e Eucaristia, no Instituto São Francisco, na zona norte da capital.

 

“Foram ricos os momentos de estudo, celebração, convivência e retomada das orientações da IVC. Louvável a presença de mais de 700 catequistas empenhados por uma catequese que forme discípulos missionários de Jesus Cristo”, destaca a coordenadora do IVC na Arquidiocese, irmã Maria Aparecida Barboza. Os encontros contaram com a presença da equipe de coordenação, do coordenador da ação evangelizadora, de alguns presbíteros, do bispo auxiliar referencial da IVC, Dom Bertilo João Morsch, e do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

 

O encontro contou com a presença das Editoras Paulinas e Paulus, onde realizou-se o lançamento do Livro Paróquia, Comunidade de comunidades, na sociedade em transformação do autor pe. Rafael Fernandes Marttins, do clero da Arquidiocese de Porto Alegre, formador do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição e professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Dízimo e Catequese

 

Desde o ano de 2022, a coordenação da IVC e pastoral do Dízimo, vem dialogando sobre como envolver as famílias na Comunidade e o sentido de pertença eclesial, bem como, ajudar as crianças e adolescentes que já participam da comunidade e os que dela se aproximam, a perceberem e assumirem o dízimo como sinal de gratidão a Deus, compromisso de fé, sentido de pertença e expressão de partilha e de solidariedade. Foi entregue um kit com a celebração vivencial sobre o a experiência da partilha desde a Catequese: Acredito e Contribuo, um cofrinho e um envelope. A proposta é que a vivência seja realizada pelos catequistas com as famílias, no mês de agosto, de modo que, gradativamente aconteça na arquidiocese, a implantação do Dízimo na Catequese objetivando a inserção das famílias à Comunidade. Gratidão a Deus aos catequistas e coordenação pelo empenho e dedicação.

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: